Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7815
Autoria: Holt-Rusmore, Evarosa Thalia
Orientação: Roque Amaro, Rogério
Data: 2012
Título próprio: From access to change: Food, education and justice
Referência bibliográfica: Holt-Rusmore, E. T. (2012). From access to change: Food, education and justice [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7815
Palavras-chave: Alimentação -- Food
Educação -- Education
Comunidade -- Community
Advocacia
Advocacy
Resumo: Desigualdades crescentes nos Estados Unidos têm tido efeitos negativos na saúde das comunidades minoritárias, causando um aumento desproporcional nas doenças relacionadasa aliementação, comoa diabetes, em populações daAmérica Latina, Africano-americanos e outras populações de baixo recursos. Estas doenças são evitáveis, mas minorias sofrem taxas mais altas devido a acesso limitado aos recursos de saúde, bem como as barreiras culturais, econômicas e políticas. Devido a essas barreiras, tem havido um aumento na educação de nutrição e saúde. Programas de educação nutricionalpatrocinadas por clínicas comunitárias, centros de recursos, hospitais, igrejas, bancos de alimentos e outras organizações tendem a se enfocarna responsabilidade do individuo. Esta pesquisautiliza como estudo de caso o programa Paixãode Alimentos(P4P), no Second Harvest Food Bank (SHFB) de Santa Cruz County, Califórnia, para explorar os efeitos e limitações de tal programas. Esta pesquisa exige uma reorientação nas práticas com o abordagem dominante baseado no individuo para um abordagem baseado no comunitário e em advocacia. Conclui que o currículo atual dá um passo importante ao enfatizar empoderamento dos indivíduos sobre sua própria saúde. Três passos que podem-se implementarno âmbito do programa para melhorar a saúde da comunidade e criar os líderes de base necessários para afectar positivamente o sistema alimentar injustoinclui; 1) Ametodologia / pedagogia da iniciativa deve ser participativa, 2) Deve-se levar em uma perspectiva de sistema sobre a fome ea desnutrição e 3) É preciso acentuar e fornecer ferramentas de advocaciae recursos para os participantes.
The rising inequalities in the United States have had adverse effects on thehealth of minority communities causing a disproportionate rise in diet-related diseases, such as diabetes,in Latin American, African-American and other marginalized, low-income communities of color. These diseases are preventable, but minority populations suffer from higher rates due to limited access to health-care resources as well as cultural, economic and political barriers. Due to these barriers and inequality there has been an increase in nutrition and health education. Nutrition education programs sponsored by community clinics, resource centers, hospitals, churches, food banks and other concerned organizations tend to focus on individual responsibility. This research uses as a case study the Passion for Produce (P4P) program, at the Second Harvest Food Bank (SHFB) of Santa Cruz County, California, to explore the effects and limitations of such a program. Thisresearch calls for a reorientation in the community educational practices from the dominant individual-based approach toacommunity-advocacy-based approach. It concludes thatthe current curriculumtakes an important step in emphasizing individuals’ empowerment overtheirown health. This importance must not be undervalued. Three steps which can be implemented within the program to improve community health and create the grassroots leaders that are necessary to positively effect the unjust food system; 1)the methodology/pedagogyof the initiative must be participatory, 2) It must take on a systems perspectiveon hunger and malnutrition and 3) It must emphasize and provide advocacy tools and resources for participants.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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