Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7800
Autoria: Pinto, Maria José Dias Macedo dos Santos
Orientação: Martins, Luís Matos
Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 2013
Título próprio: Viagem genealógica: Um produto inovador
Referência bibliográfica: Pinto, M. J. D. M. dos S. (2013). Viagem genealógica: Um produto inovador [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7800
Palavras-chave: Inovação -- Innovation
Turismo -- Tourism
Genealogia
Turismo genealógico
Genealogy
Genealogical tourism
Resumo: As alterações de paradigma que vivemos nas sociedades contemporâneas potenciam transformações na produção e consumo turísticos, originando novas necessidades, cada vez mais frequentemente orientadas para um turismo de singularidade, que procura valores de maior proximidade e autoconhecimento. Neste projecto de tese, elabora-se um modelo de negócio para um produto inovador: a Viagem Genealógica – uma viagem personalizada a partir da pesquisa genealógica efectuada para um indivíduo. A proposta é inovadora, uma vez que cria uma subcategoria de mercado inexistente, ao responder a uma necessidade do consumidor ainda não satisfeita pelo mercado (associar a pesquisa genealógica a uma “viagem de uma vida”) e ao desenvolver uma personalização de experiências turístico-culturais autênticas. A primeira fase do projecto passará pela revisão da literatura alusiva ao tema escolhido. Seguir-se-á a elaboração de um quadro de referências, no qual serão esquematizadas as questões e etapas fundamentais para a elaboração do plano de negócios. Por fim, este plano será integrado numa metodologia de investigação que permita a identificação da situação problemática/oportunidade de negócio, bem como a definição da viabilidade conceptual, técnica e financeira do modelo negocial.
The paradigm changes that we are currently experiencing in contemporary societies are paving the way for changes in touristic production and consumption, giving birth to new requirements that are increasingly directed towards a unique form of tourism in search of greater proximity and self-knowledge. The present thesis project aims to elaborate a business model for an innovative product: the Genealogical Journey – a personalised journey based on genealogical research performed for a specific individual. This proposal is innovative because it creates a yet inexistent sub-category [of the touristic supply] in response to a consumer need that remains to be satisfied by the market (i.e. the association of genealogical research with the “journey of a lifetime”), at the same time as personalising authentic touristic and cultural experiences. The first stage of the project shall consist of a review of the literature on the chosen subject. Then, a reference framework will be defined in which the fundamental issues and stages for the elaboration of the business plan will be outlined. Finally, this plan will be integrated into a research methodology permitting the identification of problematic situations/business opportunities, as well as establishing the conceptual, technical and financial feasibility of the business model.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Cultural
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_maria_santos_pinto.pdf4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.