Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7411
Autoria: Strack, Juliane Marie
Orientação: Esteves, Francisco
Data: 2014
Título próprio: Turning stressors into motivators: Using negative emotions to motivate oneself
Referência bibliográfica: Strack, J. M. (2014). Turning stressors into motivators: Using negative emotions to motivate oneself [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7411
ISBN: 978-989-732-410-9
Palavras-chave: Emotions
Stress
Motivation
Ansiedade -- Anxiety
Raiva -- Anger
Síndrome de burnout -- Burnout syndrome
Emotional exhaustion
Emotion regulation
Performance
Emoções
Motivação
Ansiedade
Raiva
Desgaste emocional
Regulação emocional
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Resumo: Why do some people thrive on stress and others burn out? My PhD studies looked at the experience of negative emotions in stressful situations, and how people interpret and regulate these emotions. I propose the concept that some people interpret these negative emotions as facilitative (labeled as anxiety motivation and anger motivation). These people turn the negative emotions that are usually experienced as distressing into motivation. That way, they gain energy out of stress, instead of draining out. Seven studies were conducted to look at anxiety motivation and anger motivation. In line with the research questions, I found that among a variety of contexts and situations, anxiety motivation and anger motivation were associated with a different experience of stress. In particular, anxiety motivation was found to provide a buffering effect against emotional exhaustion and performance decreases, while at the same time enhancing energy levels. The findings offer a variety of implications for research and practice: they suggest that stress researchers should focus more on meta-mood cognitions during the stress process, as these may explain why and how people differ in their experience and coping of stress. Furthermore, the findings suggest that stress management trainings should incorporate emotion regulation skills as strategies for coping with stress, in particular strategies for transforming distressing emotions into motivation.
Porque é que algumas pessoas crescem em situações de stress e outros sofrem de ―burnout‖? Os meus estudos nesta Tese de Doutoramento analisam a experiência de emoções negativas em situações de stress, e como as pessoas interpretam e regulam essas emoções. Proponho o conceito de que algumas pessoas interpretam estas emoções como facilitadoras (referidas aqui como anxiety motivation e anger motivation). Essas pessoas transformam as emoções negativas que são geralmente vistas como angustiantes em motivação, ganhando desta forma energia a partir do stress. Sete estudos foram realizados para analisar os referidos facilitadores. Em conformidade com as questões e hipóteses que levaram a esta pesquisa, descobri que numa variedade de contextos e situações, os facilitadores anxiety motivation e anger motivation estão associados a diferentes experiências de stress. Em particular, a anxiety motivation apresentou um efeito protetor contra o desgaste emocional e a diminuição de desempenho, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de energia. Os resultados oferecem uma variedade de implicações para a pesquisa e prática: sugerem que a investigação em stresse se deve concentrar mais nas meta-cognições durante o processo de stress, pois pode explicar porquê e como as pessoas diferem na sua experiência e na forma como enfrentam ostress. Além disso, os resultados sugerem que formações sobre controlo de stress deveriam incorporar treino em regulação das emoções, de forma a desenvolver estratégias para lidar com o stress, em particular estratégias para transformar emoções angustiantes em motivação.
Designação do grau: Doutoramento em Psicologia
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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