Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7294
Autoria: Abdul, Romana Mahboob
Orientação: António, Nelson Santos
Data: 2010
Título próprio: Análise da qualidade da universidade politécnica
Referência bibliográfica: Abdul, R. M. (2010). Análise da qualidade da universidade politécnica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7294
Palavras-chave: Ensino superior -- Higher education
Qualidade dos serviços -- Services quality
Modelo EQUIS
Critério de avaliação -- Evaluation criteria
Model EQUIS
Resumo: Actualmente, Moçambique tem desenvolvido esforços para garantir um ensino de qualidade nas instituições de ensino superior, tendo em conta que, para um país se desenvolver necessita de formar quadros superiores qualificados. Para tal é necessária a implementação de instrumentos de qualidade nas instituições de ensino superior, bem como criar a consciencialização sobre os temas da qualidade. O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica actualmente nesta área, leva a que estas instituições prestem, cada vez mais, atenção à qualidade dos serviços, de modo a manterem-se competitivas no mercado e responder às exigências das partes interessadas (estudantes, empresas, docentes, sociedade, membros administrativos). Neste contexto, torna-se pertinente analisar a qualidade dos serviços das instituições de ensino superior em Moçambique, tendo como objecto de estudo a Universidade Politécnica. Foi realizado uma entrevista a direcção da universidade e um questionário aos alunos e docentes, baseado no modelo EQUIS. Os resultados permitiram-nos compreender a posição da Universidade Politécnica face ao modelo em estudo, isto é, se reúne os requisitos para concorrer à acreditação EQUIS.
Currently, Mozambique is making efforts to guarantee quality on the higher education institutions. According to the government a developing country needs qualified labour. This requires the implementation of quality tools in higher education institutions, as well to create awareness on the issues related to quality. We consider higher education as a service and the strong competition existing in this service requires that the higher education institutions pay attention to the quality of their services. In order to survive in this competitive sector the institutions should also pay attention to the needs of different stakeholders (students, enterprises, faculty, society, administrative members). In this dissertation, we study the case of Polytechnic University, in order to analyze the quality of the Mozambican higher education institutions. We conduct interviews to the board members and we run a questionnaire, based on the EQUIS’ model to students and faculty members. The results allowed us to understand the position of Polytechnic University face to EQUIS’ model, which means, if the University is prepared to apply for EQUIS accreditation.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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