Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/701
Autoria: Esteves, Joana Seixas Cartaxo
Orientação: Brito, Joaquim Pais de
Data: 2008
Título próprio: Os registos de veículos de tracção animal no concelho de Tavira: proposta para a interrogação antropológica de uma fonte documental
Referência bibliográfica: ESTEVES, Joana Seixas Cartaxo - Os registos de veículos de tracção animal no concelho de Tavira: proposta para a interrogação antropológica de uma fonte documental. Lisboa: ISCTE-IUL, 2007. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/701>.
Resumo: E se recuperando um fundo documental desactivado, esquecido no arquivo de uma repartição de uma autarquia, se pudesse hoje reflectir sobre os objectos e as pessoas que circularam num passado recente pelas estradas e caminhos do território de um concelho? Esta foi a hipótese de trabalho que me foi lançada pouco depois de ter iniciado a minha actividade profissional em Tavira, ao serviço do Museu da Terra, um projecto museológico que propõe, através dos seus conteúdos, retractar a paisagem algarvia nas suas múltiplas vertentes, social, económica, geográfica, natural e humana. Em 2004, no contexto de um percurso intensivo de identificação de materiais capazes de nos revelarem pistas sobre as diferentes formas de viver no concelho, o coordenador científico do projecto Museu da Terra alertou-me para a possibilidade da existência de uns documentos designados registos de veículos de tracção animal em alguma das repartições da Câmara Municipal de Tavira. De facto o questionamento dos funcionários certos conduziu-me à repartição que outrora estava encarregue de emitir estes registos: a Secção de Taxas e Licenças. Foi neste local que em Setembro de 2004 fui descobrir duas gavetas de um móvel de arquivo onde estavam depositados os registos que procurava. Informaram-me que eram documentos que deixaram de ser utilizados a partir dos anos 80 do Século XX e que por isso estavam remetidos a um arquivo morto.
Designação do grau: Mestrado em Antropologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4.pdfFicheiro principal - texto da tese2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir
3.pdfÍndice77,26 kBAdobe PDFVer/Abrir
2.pdfAgradecimentos23,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
1.pdfCapa85,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.