Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/697
Autoria: Torres, Graça Margarida Ferreira Adónis
Orientação: Figueira, Ana Paula Couceiro
Data: 2008
Título próprio: A expressão dramática/teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores.
Referência bibliográfica: TORRES, Graça Margarida Ferreira Adónis - A expressão dramática/teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Palavras-chave: Artes na educação
Atividades dramáticas
Professores de expressão dramática/teatro
Concepções, comportamentos e percepções do processo ensino-aprendizagem
Arts in education
Drama activities
Drama and Theatre teachers
Conceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning
Resumo: Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.
Contemporary society’s paradigm implies structural transformations that provoke an emerging set of needs and roles to be taken and expressed by its individuals. As a learning space and a space for development, the school strongly reflects and expresses these transformations, incurring the urgent need to rethink and reorganise (re-evaluate?) its teaching methods, objectives and practice. The present thesis aims to reflect on the relevance of artistic expressions in today’s schools and to reveal the drama teachers’ understanding of the importance and significance of these artistic expressions for theatre and drama related activities at Junior High School.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL.pdf431,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.