Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/695
Autoria: Chamusse, Anastácia Sebastião
Orientação: Nicolau, Maria Isabel Vieira
Data: 2008
Título próprio: A assistência do Banco Mundial ao desenvolvimento de Moçambique: uma análise dos projectos de investimento
Referência bibliográfica: CHAMUSSE, Anastácia Sebastião - A assistência do Banco Mundial ao desenvolvimento de Moçambique: uma análise dos projectos de investimento. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Palavras-chave: Desenvolvimento
Assistência ao desenvolvimento
Banco Mundial
Projectos
Moçambique
Development
Development assistance
World Bank
Projects
Mozambique
Resumo: Este estudo é uma análise dos projectos de desenvolvimento levados a cabo em Moçambique com o financiamento do Banco Mundial, através da sua afiliada a Associação Internacional para o Desenvolvimento, que se encontravam activos até finais de Junho de 2005. O estudo identifica os principais constrangimentos enfrentados na implementação dos referidos projectos bem como os benefícios efectivos e esperados dos mesmos para o crescimento económico de Moçambique. Este trabalho mostra que uma grande parte dos problemas inicialmente identificados através do processo de revisão da carteira de investimentos do Banco Mundial, foram já ultrapassados, mas persistem alguns outros cuja solução se mostra necessária para um melhor aproveitamento dos recursos aplicados nos projectos e deste modo uma maior eficácia da assistência do Banco Mundial a Moçambique. Perspectivas teóricas sobre desenvolvimento e assistência ao desenvolvimento bem como os indicadores de desenvolvimento de Moçambique e dados sobre os projectos analisados são apresentados neste documento.Este estudo é uma análise dos projectos de desenvolvimento levados a cabo em Moçambique com o financiamento do Banco Mundial, através da sua afiliada a Associação Internacional para o Desenvolvimento, que se encontravam activos até finais de Junho de 2005. O estudo identifica os principais constrangimentos enfrentados na implementação dos referidos projectos bem como os benefícios efectivos e esperados dos mesmos para o crescimento económico de Moçambique. Este trabalho mostra que uma grande parte dos problemas inicialmente identificados através do processo de revisão da carteira de investimentos do Banco Mundial, foram já ultrapassados, mas persistem alguns outros cuja solução se mostra necessária para um melhor aproveitamento dos recursos aplicados nos projectos e deste modo uma maior eficácia da assistência do Banco Mundial a Moçambique. Perspectivas teóricas sobre desenvolvimento e assistência ao desenvolvimento bem como os indicadores de desenvolvimento de Moçambique e dados sobre os projectos analisados são apresentados neste documento.
This study provides an analysis of the on going development projects, at the end of June 2005, with the World Bank funding through its affiliate – The International Development Association. The study identifies the main constraints faced on the implementation of the aforementioned projects as well as their expected and real benefits for the economic growth of Mozambique. The findings show that most of the problems initially identified have already been solved, but some still require attention, to enable that the effectiveness of the projects and thus the World Bank development assistance to Mozambique be improved. Theoretical perspectives of development and development assistance as well as the Mozambique’s development indicators and data on the referred projects are presented in the paper.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MOZ.MBA.CEPPA.anastacia.chamusse.2008.pdf772,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.