Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/684
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Iturra, Raul | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Aracy Lopes da | - |
dc.contributor.author | Nunes, Angela | - |
dc.date.accessioned | 2008-07-17T09:57:56Z | - |
dc.date.available | 2008-07-17T09:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.date.submitted | 2003 | pt-PT |
dc.identifier.citation | NUNES, Angela - "Brincando de ser Criança": contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infância [Em linha]. Lisboa, Portugal : Departamento de Antropologia do ISCTE, 2003. 341 f. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:< http://hdl.handle.net/10071/684>. ISBN 978-989-8154-32-3. | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8154-32-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/684 | - |
dc.description.abstract | O reconhecimento da capacidade de 'agência' às crianças constitui um tema de investigação recente na Antropologia. Apesar dos esforços testemunhados nos últimos 15 anos, é inegável a necessidade de intensificar e diversificar as pesquisas que poderão revelar a participação efectiva das crianças na constante reconstrução da vida social, em toda e qualquer sociedade, de modo a consolidar em definitivo este novo campo de estudos, quer em termos teóricos, quer metodológicos. Esta tese vem dar um contributo nesse sentido, evidenciando perspectivas de análise bibliográfica e etnográfica especialmente voltadas para as pequenas sociedades não-ocidentalizadas. Para além de propiciar um balanço bibliográfico sobre as contribuições mais significativas, internacionais e brasileiras, estabelece também um diálogo entre a antropologia da Infância e os estudos etnológicos sobre sociedades indígenas no Brasil, através de um estudo etnográfico realizado entre os índios Xavante. Este estudo concentra-se na análise de situações de quotidiano decorrentes da introdução da educação escolar oficial, em confronto com a tentativa de implementação de um projecto educacional idealizado pelos próprios índios, e está especialmente atento à maneira como as crianças vivem este processo de transformação cultural e à dinâmica que elas próprias lhe imprimem. | pt-PT |
dc.format.extent | 5643708 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | pt-PT |
dc.rights | openAccess | pt-PT |
dc.subject | Criança | pt-PT |
dc.subject | Antropologia da infância | pt-PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt-PT |
dc.subject | Etnologia | pt-PT |
dc.subject | Índios | pt-PT |
dc.subject | Xavante | pt-PT |
dc.subject | Brasil | pt-PT |
dc.title | "Brincando de ser Criança": contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infância | pt-PT |
dc.type | doctoralThesis | - |
dc.identifier.tid | 101117469 | - |
thesis.degree.name | Doutoramento em Antropologia | - |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNEStesedoutoramento2003.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.