Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/684
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIturra, Raul-
dc.contributor.advisorSilva, Aracy Lopes da-
dc.contributor.authorNunes, Angela-
dc.date.accessioned2008-07-17T09:57:56Z-
dc.date.available2008-07-17T09:57:56Z-
dc.date.issued2003-
dc.date.submitted2003pt-PT
dc.identifier.citationNUNES, Angela - "Brincando de ser Criança": contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infância [Em linha]. Lisboa, Portugal : Departamento de Antropologia do ISCTE, 2003. 341 f. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:< http://hdl.handle.net/10071/684>. ISBN 978-989-8154-32-3.-
dc.identifier.isbn978-989-8154-32-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/684-
dc.description.abstractO reconhecimento da capacidade de 'agência' às crianças constitui um tema de investigação recente na Antropologia. Apesar dos esforços testemunhados nos últimos 15 anos, é inegável a necessidade de intensificar e diversificar as pesquisas que poderão revelar a participação efectiva das crianças na constante reconstrução da vida social, em toda e qualquer sociedade, de modo a consolidar em definitivo este novo campo de estudos, quer em termos teóricos, quer metodológicos. Esta tese vem dar um contributo nesse sentido, evidenciando perspectivas de análise bibliográfica e etnográfica especialmente voltadas para as pequenas sociedades não-ocidentalizadas. Para além de propiciar um balanço bibliográfico sobre as contribuições mais significativas, internacionais e brasileiras, estabelece também um diálogo entre a antropologia da Infância e os estudos etnológicos sobre sociedades indígenas no Brasil, através de um estudo etnográfico realizado entre os índios Xavante. Este estudo concentra-se na análise de situações de quotidiano decorrentes da introdução da educação escolar oficial, em confronto com a tentativa de implementação de um projecto educacional idealizado pelos próprios índios, e está especialmente atento à maneira como as crianças vivem este processo de transformação cultural e à dinâmica que elas próprias lhe imprimem.pt-PT
dc.format.extent5643708 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectCriançapt-PT
dc.subjectAntropologia da infânciapt-PT
dc.subjectEducação interculturalpt-PT
dc.subjectEtnologiapt-PT
dc.subjectÍndiospt-PT
dc.subjectXavantept-PT
dc.subjectBrasilpt-PT
dc.title"Brincando de ser Criança": contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infânciapt-PT
dc.typedoctoralThesis-
dc.identifier.tid101117469-
thesis.degree.nameDoutoramento em Antropologia-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NUNEStesedoutoramento2003.pdf5,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.