Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6809
Autoria: Sousa, José Luís Vicente de
Orientação: Falcão, Pedro Miguel Ribeiro Almeida Fontes
Data: 2013
Título próprio: Plano de negócios da Lusominerwater lda., empresa de exportação de águas engarrafadas minerais e de nascente para países do golfo pérsico
Referência bibliográfica: Sousa, J. L. V.(2013). Plano de negócios da Lusominerwater lda., empresa de exportação de águas engarrafadas minerais e de nascente para países do golfo pérsico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6809
Palavras-chave: Águas naturais engarrafadas
Internacionalização
Plano de negócios
Portugal
Bottled natural waters
Internationalization
Business plan
Resumo: Portugal, país intervencionado pela troika, vive numa situação de crise e contração económica e social que se agrava de dia para dia. Esta crise resulta da economia internacional e na incapacidade dos governos e/ou privados promoverem novos projetos. Desta forma é urgente uma estratégia de crescimento, para a subsistência enquanto entidade empresarial, da maioria das empresas que constituem o tecido empresarial português. Cada vez mais a estratégia de internacionalização das empresas portuguesas assume um papel fundamental como alavanca do crescimento económico, porque associada à internacionalização estão, regra geral, estratégias de aumento do volume de negócios, diminuição do risco e/ou dependência face ao mercado interno. Desta forma, o presente plano de negócios aborda um processo de internacionalização que visa a criação de uma empresa de exportação de águas engarrafadas naturais (LusominerWater Lda.). Visando um melhor aproveitamento da capacidade instalada deste setor industrial, a empresa celebrará com os engarrafadores portugueses contratos de exclusividade de exportação das bebidas para mercados que neste momento têm um consumo per capita, superior aos países da União Europeia, e/ou com perspetiva de crescimento percentual na ordem dos dois dígitos, e que se encontram fora dos mercados tradicionais de exportação. Com uma oferta alargada e consertada (trabalho em parceria) conseguir-se-á obter oportunidades e seguir um caminho de maior valorização dos recursos naturais - águas minerais naturais e de águas de nascente - evidenciando aspetos centrais e estratégicos do setor, tais como: diferenciação, qualidade, portugalidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Os países alvo a exportar encontram-se na região do Golfo Pérsico.
Portugal, a country intervened by the so-called “troika”, lives in a situation of crisis and economic and social contraction that is worsening day by day. This is mainly caused by the international economy and the inability of governments and/or private companies to promote new projects. Therefore, it is urgent to find a strategy for the subsistence while business entity, of the majority of companies that constitute the Portuguese business community. Progressively increasing, the strategy of internationalization of Portuguese companies plays a key role as leverage for economic growth because, associated with internationalization, are generally increased turnover and a decreased risk and /or dependence on the internal market. Thus, this business plan addresses an internationalization process to export bottled natural waters (LusominerWater Lda). In view of a better exploitation of the installed capacity of this industry, the company will celebrate exclusive contracts with the Portuguese bottlers to export beverages for markets which are outside the traditional export markets but currently have a per capita consumption higher than the European Union countries, and/or a growth perspective percentage expanding at double-digits rate. A broad and cooperative offer (working in partnership) will bring new opportunities and strengthen the valorization of natural resources (natural mineral waters and spring waters), showing central and strategic aspects of the industry such as: differentiation, quality, “portugality”, sustainability, health and wellness. The target countries for export are in the Persian Gulf region.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_vicente_sousa.pdf
  Restricted Access
3,77 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.