Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6438
Autoria: Silva, Gonçalo Viegas e Costa Marques da
Orientação: Silva, Rui Manuel Vinhas da
Data: 2013
Título próprio: Internacionalização da marca Sporting Clube de Portugal
Referência bibliográfica: Silva, G. V. C. M. (2013). Internacionalização da marca Sporting Clube de Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6438
Palavras-chave: Sporting Clube de Portugal
Notoriedade
Expansão
Marketing
Notoriety
Expand
Resumo: Numa altura que a Europa vive uma crise profunda, os clubes de futebol estão a adotar novas estratégias de forma a obter mais lucros e ganhar notoriedade “além-fronteiras”. Esta dissertação pretende apresentar uma proposta de expansão da marca Sporting Clube de Portugal por todo o mundo. É importante referenciar que o Sporting é bastante reconhecido a nível mundial, sendo o terceiro clube com mais títulos europeus e apresentando assim potencial para penetração em qualquer mercado. A ideia deste projeto é atacar novos mercados como o Sul-Americano (Brasil), o Asiático (China e India), PALOP (Angola, Cabo Verde e Moçambique), Norte-Americano (Estados Unidos) e apostar nos países Europeus com emigrantes portugueses (Suíça, Alemanha, Luxemburgo ou França), sendo cada um dos casos analisado de forma a obter conclusões sobre que mais-valia poderá trazer para o clube. O objetivo final é que o Sporting Clube de Portugal seja seguido em todo o mundo. Como consequência espera-se um aumento das vendas dos seus produtos licenciados, assim como do número de adeptos/sócios, que por sua vez aumentarão os lucros anuais, para além de que o Sporting será visto como um clube atrativo para atletas de classe mundial atuarem. O grande desafio do clube será definir a estratégia de marketing mais acertada para cada um dos mercados que pretende explorar e como se deverá posicionar junto do seu target, pois os países apresentam culturas bastante diferentes e o interesse pelo futebol é expresso de diferentes formas.
At a time when Europe is living under a deep crisis, football clubs are adopting new strategies to get more profits and gain notoriety “across borders”. This paper intends to present a proposal to expand the Sporting Club de Portugal brand across the world. It is important to mention that Sporting is recognized worldwide, and being the third club with more European titles, shows an immense potential that makes possible its penetration in any market. The idea of this project is to go into the South American market (Brazil), Asian market (China and India), the Portuguese language speaking countries market (Angola, Cape Verde and Mozambique), the North American market (United States of America) and to focus in the European markets with Portuguese emigrants (Switzerland, Germany, Luxembourg or France). Each of these cases will be analyzed in order to draw conclusions about what added value they can bring to the club. The ultimate goal is for Sporting Club de Portugal to be followed around the world. It is hoped that this has the effect of increased sales of its licensed products as well as the number of followers/members, which in turn will increase annual profits; in addition to that Sporting will be seen as an attractive club for world class athletes to join. The club’s big challenge is to choose the right marketing strategy to penetrate in each of the markets it wants to explore and how it should position itself next to its target markets. These are countries that have very different cultures, and interests in football that are expressed in different ways.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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