Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6029
Autoria: Oliveira, Joana
Lanceros-Méndez, Senentxu
Neves, Luísa
Santos, Júlio Gonçalves dos
Data: Set-2013
Título próprio: Kit “Energia, Ambiente e Sustentabilidade”, uma Proposta para a Promoção da Educação Científica na Guiné-Bissau
ISBN: 978-989-97836-5-2 Lisboa, Julho
Palavras-chave: Educação científica
Guiné-Bissau
Kit científico- -pedagógico
Energia
Ambiente
Sustentabilidade
Scientific education
Guinea-Bissau
Scientific-pedagogical ki
Energy
Environment
Sustainability
Resumo: A educação científica encontra-se profundamente intrincada nas dimensões económica, ambiental e social do desenvolvimento. As ações a desenvolver devem visar a formação de cientistas, técnicos e cidadãos esclarecidos e comprometidos com formas de viver e pensar sustentáveis. No entanto, o que se verifica em muitos países africanos, nomeadamente na Guiné-Bissau, é que o ensino das ciências se baseia na memorização de uma ciência culturalmente desenraizada, onde o trabalho prático com resolução de problemas é escasso, não se traduzindo em contributos sociais significativos. Tendo em conta esses pressupostos, foi desenvolvida uma proposta de um kit científico-pedagógico para o estudo da utilização local dos recursos energéticos baseado no aproveitamento do conhecimento local como estratégia de ensino, aprendizagem e desenvolvimento sustentável.
Scientific education is deeply involved in economic, environmental and social development. All action taken in this regard should aim at training scientists and technicians, but above all informed, committed citizens who can manage their daily lives better. However, in many African countries, as in Guinea-Bissau, scientific education is based on memorisation of an acultural science, where practical exercises and problem solving are scarce. Science education does not therefore have an impact on social change. In view of this situation, we have developed a proposal for a pedagogical scientific kit based on a study of local use of energy resources as a strategy for teaching, learning and sustainable development.
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira_Lanceros_COOPEDU.pdf343,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.