Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5459
Autoria: Gomes, Sara
Orientação: Inácio, Pedro
Data: 2012
Título próprio: Análise da parceria estratégica Portugal Telecom e Companhia Telefónica OI
Referência bibliográfica: GOMES, Sara - Análise da parceria estratégica Portugal Telecom e Companhia Telefónica OI [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5459>.
Palavras-chave: EVA®
Telecommunications
Strategic partnership
Synergies
Telecomunicações
Parceria estratégica
Sinergias
Resumo: One of the basic business principles is to generate value for the company and also for its shareholders and partners. In order to do so there are a few number of strategies that enhance the referred value, such as mergers and acquisitions. When associated to activity sectors that have reached maturity this principle becomes a way of obtaining synergies designed to improve a company’s efficiency and, consequently, incrementing the shareholders/partners profits. The prior problematic is addressed in this paper through a real case study connected with the telecommunications sector. In this study with the metric Economic Value Added the purchase of the OI company by the Portuguese PT (Portugal Telecom) is evaluated, in the years of 2010 and 2011, the synergies that have derived from this acquisition are also analysed.
Um dos princípios básicos de todas as empresas é criar valor para a mesma e para os seus acionistas ou sócios. Existem várias opções estratégicas que podem levar ao aumento da criação de valor, entre elas a opção de fusões e/ou aquisições. Isto associado a setores de atividade cujo ciclo de vida se encontra perto da maturidade torna-se uma forma de obter sinergias que melhora a eficiência da empresa e consequentemente, o aumento do retorno para os acionistas/sócios. Esta é a problemática abordada no presente trabalho através do estudo de um caso real relacionado com o setor das telecomunicações. Através da utilização da métrica Economic Value Added avalia-se a compra da OI por parte da PT (Portugal Telecom) que decorreu nos anos de 2010 e 2011 e analisaram-se também as sinergias que advêm desta mesma aquisição.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.