Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5422
Autoria: Cabrita, Ana Mafalda de Magalhães da Franca Neto
Orientação: Pinto, José Carlos de Castro
Data: 2012
Título próprio: Os 4P'S na indústria farmacêutica: o caso da Genéricos Portugueses
Referência bibliográfica: CABRITA, Ana Mafalda de Magalhães da Franca Neto - Os 4P'S na indústria farmacêutica: o caso da Genéricos Portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5422>.
Palavras-chave: Mercado genéricos
Marketing
4P’s
Política preço
Generic market
Price policy
Resumo: Comparando Portugal e os restantes países da Europa, no ano de 2006, verifica-se que o mercado português farmacêutico de genéricos não segue o mesmo comportamento que os mercados no resto da Europa. Portugal tinha medicamentos genéricos com um preço elevado, tendo em conta as quotas de mercado serem superiores em valor (e não em quantidade). Comportamento de mercado contrário, que se observa nos restantes países europeus. A Genéricos Portugueses, uma PME portuguesa que opera no mercado de genéricos nacional, identificou a potencialidade desta oportunidade. Assim, e considerando as influências do Estado português no mercado e nas políticas de preço das empresas do sector, foi efectuada uma mudança na política de preços da Genéricos Portugueses. As modificações registadas geraram uma alteração no paradigma de acção. Tendo este contexto como referência, o presente trabalho consiste num estudo de caso e pesquisa descritiva, e visa a contribuir para o desenvolvimento de projeto de Gestão - com o objetivo de caracterizar uma PME nacional do sector farmacêutico – Genéricos Portugueses. Pretende-se igualmente analisar a sua dimensão interna, recorrendo aos 4 P’s. Com o intuito de conjugar os dados das dimensões externas e internas do objecto de investigação, será efectuada uma análise SWOT. O espaço de análise do objecto de estudo está definido entre 2008 e 2011, com o intuito de verificar uma linha de evolução mais próxima da realidade das mudanças implementadas. Salienta-se um crescimento em unidades vendidas superiores a 250% entre 2010 e 2011, enquadrados no contexto económico actual. Acresce-se a exploração da Genéricos Portugueses da prescrição por via do sistema informático, e o desenvolvimento de um novo canal de comunicação e de distribuição no mercado de medicamentos genéricos, pelo recurso ao negócio B2B com as farmácias.
Comparing Portugal with the rest of European countries, in 2006, it’s clear the Portuguese pharmaceutical market of generics does not have the same behavior as the markets from the rest of Europe. Portugal had generic drugs with a high price, considering the market share was superior in value (and not in volume). A contrary market behavior is noted in the rest of the European countries. Genéricos Portugueses, a Portuguese SME (small/medium enterprises) which has its functions in the national generic drugs market. Therefore, and considering de Portuguese government influence in the market and in the enterprises’ price policy, Genéricos Portugueses made a change in their price policy. The changes recorded have created a turn of the action paradigm in the pharmaceutical market. By having this context as a reference, the following essay consists of a case study and descriptive research, and aims to contribute to develop a management project – with the goal of characterize a Portuguese SME from the pharmaceutical industry – Genéricos Portugueses. It is intended to analyze its intern dimension, using 4 P’s. In order to combine data from external and internal dimension of the object of this investigation, will be executed a SWOT analysis. The space analysis of the study object is set between 2008 and 2011, in order to check a line of evolution closer to the reality of the changes implemented. It’s highlighted a generation of results in sales in volume higher than 250% on its increased tax, between 2010 and 2011, framed in the actual economical context. In addition, the exploring of Genéricos Portugueses of the prescription process by informatics system, and the development of a new communication and distribution channel in the generic drugs market, by resourcing to B2B business with the pharmacies.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_versao_final.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.