Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5147
Autoria: Moreira, Hugo Filipe Matos Almeida
Orientação: Casanova, José Luís Sanches
Rosa, Agostinho
Data: 2011
Título próprio: Análise neurosociológica da percepção musical: Exploração das interdependências entre conceitos sociológicos e atividade do córtex cerebral na percepção musical
Referência bibliográfica: Moreira, H. F. M. A. (2011). Análise neurosociológica da percepção musical: Exploração das interdependências entre conceitos sociológicos e atividade do córtex cerebral na percepção musical [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5147
Palavras-chave: Neurosociologia
Sociologia -- Sociology
Classe social -- Social class
Orientação social
Sexo -- Sex
Escolaridade
Música -- Music
Músico -- Musician
EEG
Musicologia -- Musicology
Sociologia da cultura -- Sociology of culture
Perceção auditiva -- Auditory perception
Percepção musical
Neurosociology
Social orientation
Education
Music perception
Resumo: O presente trabalho de neurosociologia aborda a percepção musical como veículo para compreender melhor as expressões sociais no córtex cerebral. Analisou-se as características da percepção musical, recorrendo ao estudo eletroencefalográfico de 34 voluntários submetidos a uma sequência de estímulos musicais e não musicais, concluindo que os processos de cognição só se despoletam realmente na presença de música estruturada, mostrando que a música é uma linguagem social com significação própria. Desenvolveu-se um novo tratamento para analisar electroencefalogramas estatisticamente, denominado Percentagem de Variação Estímulo-antestímulo (PVE), que se revelou bastante consistente. Estudaram-se posteriormente conceitos teóricos da sociologia, operacionalizados num questionário aplicado aos voluntários, para observar as diferenças geradas na mesma percepção musical. A escolaridade, a classe social e a orientação social, expressaram tendências de formalizações neurológicas das desigualdades sociais captadas teoricamente por estes conceitos, em que as modalidades socialmente mais desfavorecidas revelaram uma percepção musical menos eficiente. Ao analisar a diferença entre sexos observou-se diferenças entre as duas percepções, indicando que as mulheres, em média, têm uma supressão de frequências maior que a dos homens, não dando para distinguir o quanto da explicação para essa diferença tem origens sociais. Estudou-se também como os músicos se distinguem dos não músicos, ao ouvir música. Concluiu-se que os músicos gerem melhor a informação musical, como seria de esperar, mas que ao contrário dos restantes indivíduos, criam assimetrias entre hemisférios no lado direito, que pode criar tendência para estarem mais sujeitos a depressões.
This work on neurosociology addresses musical perception as a vehicle to understand the social expressions in the cerebral cortex. We analyzed the characteristics of music perception, using the electroencephalographic study of 34volunteers underwent a series of musical and nonmusical stimuli and concluded that cognitive processes trigger only in the very presence of music structured, showing that music is a social language with significance of its own. It was developed a new data treatment for electroencephalograms statistical analysis, called Percentage of Stimulus-prestimulous Variation (PSV), which proved quite consistent. We studied further the theoretical concepts of sociology, made operational in a questionnaire given to the volunteers to observe the differences generated in the same musical perception. The school, the social class and social orientation, expressed trends of neurological formalizations of social inequality captured by these theoretical concepts, in which the socially disadvantaged modalities revealed a less efficient musical perception. Analyzing the gender difference was observed differences between the two perceptions, indicating that women on average have a greater frequency withdrawal than men, not being able to distinguish how much of the explanation for this difference has social origins. It was also studied as the musicians are distinguished from non-musicians when listening to music. It was concluded that musicians manage better the musical information, as expected, but unlike other individuals, create asymmetries between hemispheres on the right side, which can create a tendency to depression.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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