Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4917
Autoria: Pina, Andreia Filipa Proênça
Orientação: Santos, Maria Conceição
Vicente, Paula
Data: 2011
Título próprio: O visionamento de filmes em casa e na sala de cinema
Referência bibliográfica: Pina, A. F. P. (2011). O visionamento de filmes em casa e na sala de cinema [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4917
Palavras-chave: Cinema
Plataformas de visionamento de filmes
Comportamento do consumidor de filmes
Platforms for watching movies
Movies consumer behaviour
Resumo: O Cinema é uma das diversas indústrias que compõem o sector das Indústrias Criativas. O presente estudo debruça-se sobre o consumo na indústria do cinema, particularmente, sobre o visionamento de filmes de longa-metragem. A indústria do Cinema tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos, devido a factores relacionados, essencialmente, com os avanços tecnológicos que permitem melhorar o processo de distribuição e exibição do lado da oferta, enquanto que do lado da procura, os consumidores procuram novos formatos de acordo com as suas exigências e preferências. Este estudo enquadra-se no domínio do comportamento do consumidor, procurando conhecer os determinantes da frequência de visionamento de filmes na sala de cinema e em casa. Após uma revisão de literatura, que permitiu identificar as motivações e formas alternativas para a decisão de como e com que frequência se vê um filme, desenhou-se a abordagem metodológica, em particular o questionário, o plano amostral e técnicas de recolha da informação. O questionário foi aplicado on-line, obtendo-se respostas de 285 indivíduos, provenientes de uma amostragem por conveniência. Tendo como objectivo principal do estudo a comparação entre visionar um filme num ambiente tradicional e especificamente direccionado (a sala de cinema pública) e visionar um filme num ambiente doméstico encontraram-se modelos explicativos para cada uma das alternativas. Primeiro efectuouse uma Análise em Componentes Principais de forma a identificar os factores motivacionais mais importantes. Posteriormente aplicou-se uma análise de regressão linear múltipla a cada uma das alternativas de visionamento. Conclui-se que, para a amostra referida, existem alguns factores que influenciam a frequência de visionamento de filmes em casa, nomeadamente, as características do filme e o convívio com amigos e familiares. Da mesma forma, existem factores que influenciam a frequência de visionamento de filmes na sala de cinema, como a distância a percorrer até à sala de cinema, a experiência associada à visualização do filme neste local, a região de residência e a situação profissional dos indivíduos.
Cinema is one of several industries that include the creative industries sector. The present study focuses on the consumption in the movie industry, particularly, watching feature films. The cinema industry has been undergoing changes in recent years due to factors related to the technological advancements that improve the distribution process and exhibition of supply-side while in the demand-side, consumers are looking for new formats according to their requirements and preferences. This study fits into the consumer behaviour domain, trying to understand the determinants of the frequency of watching movies in movie theatre and home. After reviewing the literature that allowed the identification of motivations and alternative forms of decision on how and how often people watch movies, the methodological approach was designed, particularly the survey, the sampling plan and the techniques for gathering information. The survey was applied online obtaining responses from 285 respondents from a convenience sample. Being the main objective of this study, the comparison between watching a movie in a traditional environment and specifically targeted (the movie theatre) and watching a movie in a familiar environment, two explanatory models were created for each alternative. First of all, an analysis of the principal components was carried out to identify the most important motivational factors. After that, a multiple linear regression analysis was made for each alternative of watching a movie. In conclusion, for the referred sample, there are some factors that influence the frequency of watching movies at home, specifically the characteristics of the movie and living with friends and relatives. Similarly, there are factors that influence the frequency of watching movies at the movie theatre like the distance to travel to the movie theatre, the experience associated to watching the movie in the movie theatre, region of residence and professional situation of respondents.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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