Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4731
Autoria: | Cunha, Tiago Daniel Moreira Maia |
Orientação: | Martins, Luís |
Data: | 2011 |
Título próprio: | Business plan: ISCTE junior consulting |
Referência bibliográfica: | Cunha, T. D. M. M. (2011). Business plan: ISCTE junior consulting [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4731 |
Palavras-chave: | Junior enterprise Consultoria -- Consulting University entrepreneurship Youth entrepreneurship Empreendedorismo universitário Empresa júnior Empreendedorismo jovem |
Resumo: | This paper develops a business plan, in which the basic idea is to launch a Junior
Enterprise based in ISCTE-IUL.
The current competitiveness of University market challenges the universities to
become entrepreneurial, to constantly innovate and introduce new practices. At the same time,
there is a growing interest by the young generation in creating their own businesses. They are
motivated by the desire for independence and not necessarily for money. The binding of both
factors led to the creation of new entities in the Universities, such as the example of Junior
Enterprises.
A Junior Enterprise is a non-profit organization entirely managed by students, which
provides consulting services. The main goal of this organization is to provide a platform for
practical application of members’ knowledge.
The purpose of ISCTE Junior Consulting is to offer management consulting services to
provide start-ups, micro, small and medium enterprises with the required innovation and
efficiency within the current market. The offer is focused in four specialties: Marketing Plan,
Business Plan, e-Business Development and University Events.
As a non-profit organization, ISCTE Junior Consulting manages its income and
outcome according to a remuneration policy that ensures both the sustainability of the
organization, and the recognition of volunteers. O presente trabalho desenvolve um plano de negócios, cuja ideia fundamental consiste no lançamento de uma empresa júnior de consultoria de gestão sediada no ISCTEIUL. A actual competitividade do mercado universitário obriga a que as Universidades se tornem empreendedoras, inovando e introduzindo constantemente novas práticas. Paralelamente, existe um crescimento de interesse por parte dos jovens na criação dos seus próprios negócios, motivados principalmente pelo desejo de independência e flexibilidade e não necessariamente por dinheiro. A ligação de ambos os factores proporciona a criação de novas entidades nas Universidades, como as empresas júnior. Uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos, totalmente gerida por estudantes, que presta serviços de consultoria com o objectivo de possibilitar aos estudantes a aplicação prática dos seus conhecimentos. O objetivo da ISCTE Junior Consulting consiste em oferecer serviços de consultoria na área de gestão a start-ups, micro, pequenas e médias empresas com foco em quatro serviços: Plano de Marketing; Plano de Negócio; Desenvolvimento de Negócio Online e Realização de eventos na Universidade, garantindo a inovação e eficiência tão necessárias no contexto de mercado actual. Como organização sem fins lucrativos, a ISCTE Junior Consulting gere os seus rendimentos de acordo com uma política de remunerações que garante a sustentabilidade da organização, a compensação e reconhecimento dos voluntários. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_tiago_maia_cunha.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.