Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4546
Autoria: Pinto, Tiago Miguel Castro da Costa
Orientação: Moleiro, Carla
Data: 2011
Título próprio: Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar
Referência bibliográfica: PINTO, Tiago Miguel Castro da Costa - Concepção de um programa de prevenção da violência nas relações de intimidade juvenis em contexto escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4546>.
Palavras-chave: Violência no namoro
Prevenção
Teoria do comportamento planeado
Igualdade de género
Dating violence
Prevention
Theory of planned behavior
Gender equality
Resumo: A violência nas relações íntimas juvenis tem recebido uma atenção crescente enquanto uma preocupação significativa para a saúde nas comunidades a nível mundial, tendo as investigações demonstrado sistematicamente que uma proporção significativa das relações de namoro é caracterizada por interacções violentas. Num estudo nacional recente, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de pelo menos um acto abusivo e 30.6% admitiram ter adoptado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, como a comunidade escolar. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos e, apesar de alguns começarem a demonstrar resultados promissores, a maioria dos programas apresenta limitações metodológicas que necessitam ser abordadas. Para o presente trabalho, foi realizada primeiramente uma avaliação de necessidades, na qual foram conduzidos dois estudos, um quantitativo e o outro qualitativo. Os resultados evidenciaram que, apesar da violência no contexto íntimo ser condenada no geral, os participantes mantinham algumas crenças e atitudes legitimadoras da mesma. Tendo como modelo teórico a teoria do comportamento planeado, desenvolveu-se um programa de prevenção, bem como um modelo de avaliação, que procura intervir ao nível das crenças, atitudes e comportamentos dos estudantes e professores, tendo como principais objectivos o aumento do seu conhecimento acerca desta problemática e o desenvolvimento de competências que promovam os comportamentos não-violentos nas relações íntimas.
Youth dating violence has received increased attention as a significant health concern within communities worldwide. Current research has consistently demonstrated that a significant proportion of dating relationships are characterized by violent interactions. A recent study conducted in Portugal has shown that at least one act of abuse perpetrated by a dating partner during the previous year was reported by 25.4% of participants and abuse of a partner was reported by 30.6% of participants, aged 13 to 29 years. These upsetting levels of violence in juvenile intimate relationships reinforce the need to prevent this phenomenon near the communities, such as schools. In recent years, several school-based programs to prevent dating violence have been developed and, even though some of these efforts are beginning to show promising results, most programs show some methodological issues which need to be addressed. For needs assessment purposes, data were collected from two studies, one quantitative and the other one qualitative. The results showed that, even though violence in intimate relationships was globally condemned, participants held beliefs and attitudes that legitimate this form of violence. Using the theory of planned behavior as its theoretical framework, a prevention program and its evaluation model were developed, seeking to intervene at the level of students and teachers’ beliefs, attitudes and behaviors. The main objectives of this program are to increase students and teachers’ knowledge about the problematic and to develop skills that promote non-violent behaviors in dating relationships.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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