Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4042
Autoria: Caracol, João Pedro Nogueira
Orientação: Esperança, José Paulo
Data: Abr-2011
Título próprio: Corporate social responsibility and its importance in company strategy
Referência bibliográfica: Caracol, J. P. N.(2011). Corporate social responsibility and its importance in company strategy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4042
Palavras-chave: CSR
Stakeholders expectations
CSR strategy
Company growth
RSE
Expectativas das partes interessadas
Estratégia de RSE
PSI-20
Resumo: The thesis offers a general review about corporate social responsibility (CSR) and some related subjects like CSR strategies, relation between stakeholders and shareholders, some CSR theories, its justifications and limitations, opinions from important economists and companies. We then show a bit of what are the first 10 companies from PSI-20 doing about its CSR strategies and in what point are they focusing. From the general public perspective, this thesis provides a preliminary study of the opinion that Portuguese people have about those 10 companies, CSR and its importance and what are the Portuguese views when confronted with the position of being different stakeholders. We focus primarily in what three different stakeholders, customers, suppliers and employees, expect from companies and their market strategies, based on existing studies outside of Portugal. After that, we use a survey made in Portugal in order to ascertain whether the idea is the same. Finally, this research suggests about in which areas the companies should invest firstly on in order to have a good CSR strategy.
A tese apresenta uma revisão geral sobre responsabilidade social empresarial (RSE) e alguns assuntos relacionados, como estratégias de RSE, a relação entre as partes interessadas e accionistas, algumas teorias de RSE, suas justificativas e limitações, as opiniões de economistas e empresas importantes. Também é estudado um pouco daquilo que as 10 primeiras empresas do PSI-20 estão a fazer sobre as suas estratégias de RSE, e em que pontos se estão a focar. Do ponto de vista público em geral, esta tese fornece um estudo preliminar da opinião que a população Portuguesa tem sobre as 10 empresas, a RSE e a sua importância e quais são as expectativas dos Portugueses quando confrontado com a hipótese de estarem na posição de diferentes partes interessadas. Concentramo-nos em primeiro lugar em três diferentes partes interessadas, clientes, fornecedores e trabalhadores, e o que estas esperam das empresas e das suas estratégias de mercado, com base em estudos existentes fora de Portugal. Depois disso, usamos um levantamento feito em Portugal, a fim de verificar se a opinião é a mesma. Finalmente, esta pesquisa sugere sobre algumas áreas em que as empresas devem investir em primeiro lugar, para ter uma boa estratégia de RSE.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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