Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3973
Autoria: Duarte, João Paulo Fontes
Orientação: Ramos, Sara
Data: 2011
Título próprio: Da colocação à depressão: um estudo exploratório do fenómeno do Burnout profissional entre técnicos de emprego do IEFP
Referência bibliográfica: DUARTE, João Paulo Fontes - Da colocação à depressão: um estudo exploratório do fenómeno do Burnout profissional entre técnicos de emprego do IEFP [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3973>.
Palavras-chave: Burnout
Stress
Teoria da conservação dos recursos
Depressão
Conservation of resources theory
Depression
Resumo: O presente trabalho teve por objectivo investigar o fenómeno do burnout na categoria profissional do Técnico de Emprego. Concretamente, foi assumido, de acordo com a Teoria da Conservação dos Recursos (Hobfoll, 1989), que o stress constitui o principal responsável pelo processo de burning out, tendo sido avaliada a forma como diferentes tipos de stress afectam o estado final de burnout, aqui conceptualizado enquanto um estado de depressão, com uma etiologia específica (Hallsten, 1993). Foi desta forma hipotetizado, em primeiro lugar, que as condições laborais desta classe profissional impediriam uma troca harmoniosa de recursos. Uma análise de conteúdo decorrente de nove focus groups (n = 59) permitiu a confirmação desta hipótese, revelando diferentes fontes de stress. Avançou-se, igualmente, a hipótese de que as situações de stress identificadas nesta profissão estariam positivamente correlacionadas com a depressão. Nesse sentido, foi construída uma escala de sete itens baseada nas dimensões encontradas na análise de conteúdo e que revelou uma correlação positiva, ainda que moderada, com o BDI-II (n = 44). Por último, esperava-se que as situações de perda de recursos tivessem um maior impacto na depressão do que a ausência de ganhos, não devendo, as situações de conservação, revelar qualquer impacto. A regressão dos itens correspondentes às diferentes situações de stress permitiu a confirmação de que as situações de conservação não têm impacto na depressão, tendo sido, no entanto, encontrada uma relação contrária, no que diz respeito às situações de perda e ausência de ganhos.
The purpose of the present work was to investigate the burnout phenomenon among job center professionals. Specifically, it was assumed, based on Conservation of Resources Theory (Hobfoll, 1989), that stress was the main responsible for the burning out process and an evaluation of the way different kinds of stress affect the final state of burnout was carried out, being this final state conceptualized, in this study, as a state of depression with a specific etiology (Hallsten, 1993). It was hypothesized, on the first place, that the specific work conditions, associated with this occupation, prevent a balanced exchange of resources among its professionals. A content analysis that resulted from nine focus groups (n = 59) confirmed this hypothesis, revealing the existence of distinct sources of stress. It was equally hypothesized that the different contexts from which stress emerges, and that were identified within this occupation, would be positively correlated with depression. To test this hypothesis, a scale, comprised of seven items based on the dimensions found on the previous content analysis, was built, revealing a positive, yet moderate, correlation with the BDI-II (n = 44). Finally, it was expected that the loss of resources would have a bigger impact on depression than the absence of gain, while behaviors associated with conservation were expected to have no impact at all on this disorder. The regression of the items associated to the different kinds of stress confirmed that conservation had no impact on depression, although an inverse relation was found for the cases of loss and absence of gain.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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