Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3871
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia-
dc.contributor.authorVilhena, Catarina Teresa Reis Rebelo Sobral-
dc.date.accessioned2012-10-19T19:13:58Z-
dc.date.available2012-10-19T19:13:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-10por
dc.identifier.citationVilhena, C. T. R. R. S. (2010). As expectativas profissionais dos jovens inseridos em percursos escolares alternativos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3871pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3871-
dc.description.abstractA presente investigação enquadra-se nos estudos sobre as alternativas educativas e/ou formativas ao ensino regular, incidindo em particular nas expectativas profissionais dos jovens que frequentam estas vias de ensino. Os objectivos que orientaram este trabalho foram: conhecer as trajectórias escolares dos jovens de forma a compreender as suas escolhas formativas actuais e a sua opção por percursos escolares alternativos ao ensino regular, compreender se os motivos que levaram os jovens a escolher percursos escolares alternativos estão associados às escolhas profissionais futuras, e também analisar de que forma a opção formativa actual prepara os jovens para a entrada no mercado de trabalho. O estudo foi enquadrado teoricamente focando os temas das Desigualdades Sociais e Exclusão Social em contexto escolar, bem como a análise de percursos escolares alternativos. Foram entrevistados jovens que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico em turmas CEF e PIEF numa escola do concelho de Sintra. Analisaram-se as condições socioeconómicas destes, bem como as suas trajectórias escolares anteriores e actuais à entrada na presente modalidade de ensino e as suas perspectivas profissionais futuras. Os jovens apresentaram um percurso escolar marcado pelo insucesso e abandono escolar. Contudo, após entrarem nesta modalidade de ensino, passaram a valorizar a educação, aspirando prosseguir com a escolarização ao nível secundário e profissionalizante, adiando assim a sua entrada no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractThe present investigation sets itself on studies on educational alternatives and/or formative alternatives to Regular School, focusing in particular as youngsters’ employment expectations. We may consider as goals of the study: to know the Scholar paths of the youngsters in order to understand their present formative choices and their option for alternative choices from those offered by Regular School; to learn if the motives that have led these youngsters to choose alternative scholar courses are connected to their future professional choices and to analyze in which way the present formative choice prepares the youngsters to succeed on their first job or on the Labour Market. The theoretical frame of the study was designed taking in mind not only the Social Inequalities and Exclusions on Educational Environments; but also bearing in consideration the analysis of alternative scholar courses. Were interviewed youngsters who attend 3rd Grade, pre-secondary students through CEF and PIEF classes in a school from Sintra. Their social and economical situations were analyzed as were their scholar backgrounds and all their learning information and job expectations prior to their CEF and PIEF attendance. The youngsters show a scholar background associated to failure and drop out but, nevertheless, once they have started to attend these Educational Programs they started to enhance Education and recognize its importance, aspiring to proceed their studies via Secondary or Professional Courses with the goal of starting their professional lifes on Labour Market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesigualdades sociais e escolarespor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectInsucesso e abandono escolarpor
dc.subjectModalidades de ensinopor
dc.subjectExpectativas e inserção profissionalpor
dc.subjectSocial inequalities and exclusionspor
dc.subjectSocial exclusionpor
dc.subjectSchool failure and drop outpor
dc.subjectLearning modalitiespor
dc.subjectProfessional expectations and professional incorporation on labour marketpor
dc.titleAs expectativas profissionais dos jovens inseridos em percursos escolares alternativospor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Família e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_sobral_vilhena.pdf572,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.