Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3637
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ana Bénard da | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-29T10:16:22Z | - |
dc.date.available | 2012-06-29T10:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.issn | 1645-3794 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/3637 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida, a integração em Portugal e posteriormente a reintegração e os percursos profissionais dos informantes em Moçambique. Por último, a análise aborda questões relacionadas com o impacto da formação superior de moçambicanos em Portugal no processo de desenvolvimento de Moçambique. | por |
dc.description.abstract | This article analyzes the individual and family trajectories of Mozambicans who have attended universities in Portugal. It seeks to understand the factors that have influenced their educational background and the impact that higher education in Portugal has had in terms of their identity formation. The paper also analyzes issues related to the cooperative social networks influencing their decision to pursue higher education in Portugal, their integration into Portuguese society, and their subsequent reintegration and professional careers in Mozambique. Finally, the article addresses the impact that higher education of Mozambicans in Portugal has had on the national development of Mozambique. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | formação superior | por |
dc.subject | Moçambique | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | identidades | por |
dc.subject | redes sociais | por |
dc.subject | desenvolvimento | por |
dc.subject | higher education | por |
dc.subject | Mozambique | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | identities | por |
dc.subject | social networks | por |
dc.subject | development | por |
dc.title | Formação de quadros superiores moçambicanos em Portugal: Trajetórias, identidades e redes sociais | por |
dc.type | article | eng |
dc.pagination | 131-158 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.journal | Cadernos de Estudos Africanos | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 23 | por |
degois.publication.firstPage | 131 | por |
degois.publication.lastPage | 158 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Cadernos de Estudos Africanos | por |
Aparece nas coleções: | CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
n23a06.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.