Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3626
Autoria: Oliveira, Sílvia Maria Fernandes da Silva
Orientação: Martins, Luís
Pereira, Victor Hugo Roque Craveiro
Data: 2010
Título próprio: Linha Saúde 24: um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde
Referência bibliográfica: OLIVEIRA, Sílvia Maria Fernandes da Silva - Linha Saúde 24: um contributo para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3626>.
Palavras-chave: Serviço Nacional de Saúde
Linha Saúde 24
Triagem
Encaminhamento
Aconselhamento
Perfil dos utilizadores
National Health Service
Health Line 24
Screening
Referral
Clinical Advice
Profile of users
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o Serviço de Atendimento Linha Saúde 24, procurando informação que possibilite entender qual o contributo que este serviço público aporta para a melhoria do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. A triagem e o perfil das situações que os utentes relatam, quando utilizam esta Linha. O trabalho conclui que a sua criação contribuiu para a alteração da intenção dos Utilizadores. No início do contacto, os utentes manifestam uma intenção, que após a triagem e aconselhamento do Enfermeiro de serviço da Linha, se vê alterada. O Serviço disponibiliza triagem, aconselhamento e encaminhamento, pois as pessoas procuram informação, coordenação e ajuda, para resolverem adequadamente problemas de saúde. Pode-se inferir deste trabalho que a Linha Saúde 24 é um serviço que apoia a gestão dos cuidados de saúde dos Utilizadores, através do encaminhamento adequado para instituições de saúde da área mais próxima onde está o potencial doente, oferecendo um leque variado de hipóteses de cuidados de saúde, seguros e apropriados a cada situação apresentada. É um serviço que auxilia e apoia a tomada de decisões informadas e conscientes dos Utilizadores, daqui decorrendo um conjunto de vantagens para o Serviço Nacional de Saúde, quer tornando-o um sistema mais próximo do Utilizador, na procura de cuidados de Saúde, quer racionalizando a oferta de recursos públicos, nomeadamente no que concerne às Urgências.
This work is a study on the customer service Health Line 24, and he seeks to for information that will allow understanding which contribution it makes to improve the functioning of National Health Service. A screening and profile of the situations that users report when using this line. The paper concludes that their creation has contributed to changing the intent of users: At the beginning of contact, users express an intention, and that after the screening and counseling of the nurse's service line, can be detected changes. The service provides screening, counseling and referral, as people seek information, assistance and coordination, to adequately solve their health problems. It can be inferred from this work, that the Health Line 24 is a service that supports the management of health of users, through the appropriate referral to health institutions, in the closest area, where be located the potential patient, by offering a wide range of hypotheses of health care, safe and appropriate for each situation presented. It can be inferred from this work that the Health Line 24 is a service that supports the decision-making informed and aware of the users, hence a number of advantages for the National Health Service, like making it a system closer to the user, in their demand for health care, streamlining the provision of public resources, particularly in regard to emergencies.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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