Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3219
Autoria: Nunes, J. P. S.
Data: Dez-2009
Título próprio: Da cidade pedestre à metrópole do automóvel: uma aproximação à relação entre forma urbana e mobilidade espacial em Lisboa (1950-2001)
Título e número da coleção: DINÂMIA'CET-Working Papers
Palavras-chave: Metrópole
Forma Urbana
Mobilidade espacial
Lisboa
Resumo: Nas últimas três décadas, as cidades europeias têm vindo a evidenciar um novo padrão de mobilidade espacial no qual a deslocação em automóvel assume um peso preponderante. Esta mudança tem sido entendida enquanto «transição urbana» (Wiel, 1999) – um processo que à maneira da transição demográfica traça a longa passagem da cidade pedestre à grande cidade ou metrópole onde o uso do automóvel é predominante. Esta tendência internacional encontra tradução na cidade de Lisboa e nos seus concelhos limítrofes. Os dados do Censos 2001 estabelecem que neste território a maioria das deslocações casa-trabalho realizadas por indivíduos activos tinha o automóvel como principal modo de deslocação. Com o objectivo compreender e explicar como é que este padrão de mobilidade se estabeleceu no território metropolitano de Lisboa, neste texto realiza-se uma aproximação ao fenómeno – a passagem de uma cidade pedestre a uma metrópole do automóvel – a partir da relação entre forma urbana e mobilidade espacial.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica

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