Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/319
Autoria: Gomes, Maria do Carmo
Data: 2003
Título próprio: Literexclusão na vida quotidiana
Número: nº 42
Paginação: pp. 63-92
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Literexclusão
Literacia
Competências básicas
Exclusão social
Resumo: Compreender de que modo as pessoas com baixas qualificações escolares formais lidam com a informação escrita no seu dia-a-dia, constitui o principal objectivo deste artigo. Para tal, e a partir de um estudo de caso sobre o fenómeno da literacia, no contexto dos cursos de educação de adultos, do ensino básico recorrente do 1.º ciclo, analisam-se as dimensões processuais da utilização da leitura, da escrita e do cálculo na vida quotidiana. Exploram-se as práticas de literacia desenvolvidas, as situações em que são accionadas as competências básicas, os obstáculos encontrados e as soluções adaptativas preconizadas. Por fim, apresenta-se o conceito de literexclusão como uma das dimensões processuais das situações de exclusão social.
The main objective of this article is to understand how people with low levels of formal scholastic qualifications deal with written information in their daily lives. Basing herself on a case study on the phenomenon of literacy in the context of primary-school-level adult education courses, the author looks at the procedural aspects of the day-to-day use of reading, writing and arithmetic. She explores the literacy practises that are employed, the situations in which basic skills are used, the obstacles that people come up against and the adaptive solutions that are recommended. Finally she puts forward the concept of literexclusion as one of the procedural faces of social exclusion.
Cet article a pour principal objectif d’essayer de comprendre de quelle manière les populations ayant de faibles qualifications scolaires formelles perçoivent l’information écrite dans leur vie quotidienne. A cet effet, et à partir d’une étude de cas sur le phénomène de la littératie, dans le contexte des cours pour adultes de l’enseignement de base récurrent du 1er cycle, l’article analyse les différentes dimensions de l’utilisation de la lecture, de l’écriture et du calcul dans la vie quotidienne. Il étudie les pratiques de lettrisme développées, les situations qui font appel aux compétences de base, les obstacles rencontrés et les solutions d’adaptation préconisées. Enfin, il présente le concept de littérexclusion en tant que dimension associée aux situations d’exclusion sociale en général.
Comprender de que manera las personas con bajas calificaciones escolares se manejan con la información escrita en el día a día, es el objetivo principal de este artículo. Para ello, y partiendo de un estudio de caso sobre la literacia, en el contexto de los cursos de educación para adultos, de la enseñanza básica del primer ciclo, se analizan las dimensiones de la utilización de la lectura, de la escritura y del cálculo en la vida cotidiana. Se investigan las prácticas de literacia desarrolladas, las situaciones en las que se ponen en marcha las competencias básicas, los obstáculos encontrados y las soluciones adaptativas preconizadas. Por fin, se presenta el concepto de "literexclusión" como una de las dimensiones procesales de las situaciones de exclusión social.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
42-3.pdf206,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.