Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31669
Autoria: Maia, Mónica Isabel Nobre Rodrigues Correia
Orientação: Espanha, Rita
Data: 24-Abr-2024
Título próprio: Literacia em saúde e literacia digital em saúde: O papel das farmácias comunitárias no preenchimento do gap numa sociedade digital
Referência bibliográfica: Maia, M. I. N. R. C. (2023). Literacia em saúde e literacia digital em saúde: O papel das farmácias comunitárias no preenchimento do gap numa sociedade digital [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31669
Palavras-chave: Literacia em saúde
Literacia digital em saúde
Famacêutico
Autonomia
Capacitação
Health literacy
Digital health literacy
Community pharmacy
Pharmacist
Autonomy
Empowerment
Resumo: A literacia em saúde tem vindo a ganhar espaço no debate político e na agenda mediática, sendo cada vez mais encarada como um fator que contribui para a melhoria dos resultados em saúde. A sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) constitui uma preocupação premente, estando a sua resiliência está relacionada com a forma como os cidadãos a ele recorrem. A literacia em saúde impacta diretamente a utilização de recursos e os índices portugueses situam-se abaixo da média europeia, estando associados a um gradiente social que acentua as iniquidades em saúde. O objetivo desta investigação é aferir o contributo das farmácias comunitárias para a literacia em saúde dos cidadãos. Para tal procurámos, por um lado, compreender o grau de envolvimento dos farmacêuticos no tema e, por outro, recolher as impressões do cidadão face à atuação do farmacêutico. O nosso modelo de investigação foi, assim, desenhado para nos dar uma perspetiva multidimensional da problemática da literacia em saúde, em contexto de intervenção farmacêutica. Foi utilizada uma metodologia mista, com dois inquéritos por questionário, um destinado a farmacêuticos, com 394 respostas, e outro a cidadãos, com 112 respostas, complementado com um estudo etnográfico que decorreu em 7 farmácias do distrito de Lisboa. Os resultados obtidos indicam uma prática natural do farmacêutico na promoção da literacia em saúde através do incentivo de comportamentos positivos face à saúde e na ajuda à capacitação do individuo na gestão da saúde. O cidadão reconhece o esforço, necessitando, contudo, de ver melhorada a eficácia da comunicação.
Health literacy has been gaining ground in the political debate and on the media agenda, and is increasingly seen as a factor that contributes to improving health outcomes. The sustainability of the National Health Service (SNS) is a pressing concern, and its resilience is related to how citizens use it. Health literacy has a direct impact on the use of resources and Portuguese rates are below the European average, associated with a social gradient that accentuates health inequalities. The aim of this research is to assess the contribution of community pharmacies to citizens' health literacy. To this end, we sought on the one hand, to understand the degree of involvement of pharmacists in the subject and, on the other, to collect citizens' impressions of the pharmacist's work. Our research model was therefore designed to give us a multidimensional perspective on the issue of health literacy in the context of pharmaceutical intervention. A mixed methodology was used, with two questionnaire surveys, one aimed at pharmacists, with 394 responses, and the other at citizens, with 112 responses, complemented by an ethnographic study that took place in 7 pharmacies in the Lisbon district. The results show that pharmacists naturally promote health literacy by encouraging positive health behaviors and helping to empower individuals to manage their health. The public recognizes the effort, but the effectiveness of the communication needs to be improved.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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