Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31627
Autoria: Marques, S. S.
Data: 2009
Título próprio: Fabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismo
Título da revista: Revista Turismo e Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development
Número: 12
Paginação: 127 - 138
Referência bibliográfica: Marques, S. S. (2009). Fabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismo. Revista Turismo e Desenvolvimento, (12), 127-138. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13425
ISSN: 2182-1453
DOI (Digital Object Identifier): 10.34624/rtd.v0i12.13425
Palavras-chave: Maldivas
Kolkata
Mediadores de comunicação
Gestão de imagem
Turismo
Resumo: As imagens de lugares, cidades e nações são fortemente influenciadas pelos retratos promovidos pelos meios de divulgação e comercialização de imagens mediáticas utilizados directa ou indirectamente para propósitos de promoção e propaganda político-económica, em que se inclui a fabricação do destino turístico. Indo ao encontro da ideia de que a cognição humana se baseia na percepção inferencial pelo estabelecimento de categorias, as estratégias de comercialização exploram realidades parciais em imagens comprimidas, fabricando significantes estereotipados que direccionam as percepções e controlam comportamentos. Este artigo pretende reflectir sobre a estreita relação entre a fabricação de percepções à escala internacional pelos mass media e o seu impacto ao nível do turismo e da construção e marketing de imagens de destino. Os dois estudos de caso apresentados, referem-se a destinos no Sul da Ásia: as Ilhas Maldivas e a cidade de Kolkata (Calcutá), na Índia, representados pelos meios de comunicação massificada com imagens “fechadas” de opostos. Ainda que a sua imagem se deva também a qualidades intrínsecas, entendo ser a sua representação mediática a principal determinante para o seu posicionamento internacional ao nível da competição de recursos e implementação de estratégias de desenvolvimento ao nível do turismo.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DA-RI - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

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