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dc.contributor.authorMiranda, B. P.-
dc.date.accessioned2024-03-25T16:26:09Z-
dc.date.available2024-03-25T16:26:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMiranda, B. P. (2023). Arquitetura e liturgia: O movimento litúrgico em torno de Romano Guardini. Lusitania Sacra, 47, 17-51. https://doi.org/10.34632/lusitaniasacra.2024.11856-
dc.identifier.issn0076-1508-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31394-
dc.description.abstractO homem contemporâneo tem dificuldade em reconhecer na forma de uma igreja e na liturgia o seu significado mais profundo? No editorial da revista de arquitetura AV monografias 95, de 2002, tecida sob o título genérico de Recintos Religiosos, Luis Fernando-Galiano aponta o divórcio entre a liturgia e a arquitetura como uma marca da construção da arquitetura religiosa no século XX. Esse, porém, não havia sido o propósito do Movimento Litúrgico nem aquele da renovação da arquitetura religiosa moderna. Liturgia e arquitetura encontravam, numa nova visão cristã do mundo, a motivação para o aggiornamento do lugar litúrgico. Apesar do caminho apontado pela liturgia reformada, firmada no Concílio Vaticano II, tem-se vindo a manifestar uma tendência para recuperar, na forma do espaço e da liturgia, uma imagem de Igreja porventura desadequada da sua vocação no mundo. É neste contexto que se interroga o carácter prospetivo da experiência vivida, pelo movimento da Juventude Católica Alemã (Quickborn), no castelo medieval de Rothenfels, em torno da figura de Romano Guardini e da sua visão católica do mundo. Uma visão não de uma história ou psicologia, de uma tipologia das diferentes visões possíveis do mundo, mas alicerçada no encontro da fé cristã com o mundo: as questões que a consciência mundana dirige à fé e a compreensão desta consciência mundana à luz da fé. A experiência, já centenária de Rothenfels, de reencontro entre a liturgia e a arquitetura, antecipou e preparou as reformas que viriam a ser firmadas no Concílio Vaticano II. Reformas e propostas que dificilmente serão compreendidas se dissociadas de uma dinâmica de regresso, permanente, às fontes do Cristianismo. Por oposição a um sistema de fórmulas mortas e de práticas mecânicas o Cristianismo autêntico é uma Tradição de vida, uma vida que cresce e se transforma de forma orgânica através de um processo de incarnação contínuo. Os cristãos, tributários dessa Tradição são, à luz desta razão, os monumentos litúrgicos do passado.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR)-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLiturgiapor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectAggiornamentopor
dc.titleArquitetura e liturgia: O movimento litúrgico em torno de Romano Guardinipor
dc.title.alternativeArchitecture and liturgy: The liturgical movement around Romano Guardinien
dc.typearticle-
dc.pagination17 - 51-
dc.peerreviewedyes-
dc.number47-
dc.date.updated2024-03-25T16:33:10Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34632/lusitaniasacra.2024.11856-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-94983-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85167360505-
iscte.journalLusitania Sacra-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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