Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3136
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dc.contributor.authorGuerreiro, Maria das Dores-
dc.contributor.authorCantante, Frederico-
dc.contributor.authorBarroso, Margarida-
dc.date.accessioned2012-01-04T16:38:43Z-
dc.date.available2012-01-04T16:38:43Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.isbn978-972-614-451-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3136-
dc.descriptionA versão original deste documento encontra-se disponível em: http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=trajectorias_escolares.pdfpor
dc.description.abstractO presente estudo centra-se na análise das trajectórias escolares e profissionais de jovens com baixas qualificações e destina-se a aprofundar e sistematizar o conhecimento sobre esta realidade, nomeadamente: a) perceber com maior detalhe as trajectórias da população jovem de ambos os sexos, que não concluiu ou que não foi além da conclusão do ensino básico; b) conhecer percursos escolares e as razões da não continuação destes, quais as motivações e as estratégias para a entrada no mercado de trabalho; c) identificar possíveis diferenças, ao nível da inserção no mercado de trabalho e dos tipos de trajectórias profissionais observadas, entre i) jovens que tenham abandonado a escola antes do término do 3.° ciclo do ensino básico, ii) jovens que tenham optado pela não prossecução de estudos, uma vez terminado o terceiro ciclo do ensino básico e iii) jovens que tenham frequentado o ensino secundário sem o terem concluído, possuindo formalmente não mais do que o ensino básico; e, por fim, d) conhecer as representações que os jovens têm do sistema de ensino/formação e das políticas de emprego, como se relacionam com ambos e de que modo essa relação pode (ou não) condicionar a maneira como estruturam e planeiam as suas vidas – a nível pessoal, profissional e formativo. A pesquisa desenvolveu-se tendo por base a realização de entrevistas semi-directivas a jovens de ambos os sexos, até aos 30 anos, naturais e residentes em diferentes regiões do país e inseridos em diversas actividades profissionais, cujo nível de escolaridade completo não está acima do 3.° ciclo do ensino básico. Pretendeu-se, assim, conhecer o percurso biográfico destes jovens e captar os principais factores que caracterizam os seus trajectos escolares e profissionais, identificando o modo como interagiram ou interagem com a escola e o processo de obtenção de qualificações formais, bem como a relação existente entre as qualificações obtidas e as inserções profissionais que por eles têm sido experienciadas. Uma outra componente da pesquisa assentou na recolha e análise de um conjunto de estatísticas disponíveis sobre o sistema de ensino e sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho, de modo a situar a realidade portuguesa, tanto quanto possível, no panorama internacional.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherGabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJovempor
dc.subjectTrajectória escolarpor
dc.subjectTrajectória profissionalpor
dc.subjectMercado de traalhopor
dc.titleTrajectórias escolares e profissionais de jovens com baixas qualificaçõespor
dc.typebookpor
dc.peerreviewedSimpor
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