Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30855
Autoria: Suleyman, Hegnar
Orientação: Camacho, Sandra Cristina Pereira Costa
Data: 11-Dez-2023
Título próprio: Presentismo dos profissionais de saúde em Portugal no séc.XXI
Referência bibliográfica: Suleyman, H. (2023). Presentismo dos profissionais de saúde em Portugal no séc.XXI [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30855
Palavras-chave: Presentismo
Profissional de saúde -- Healthcare professional
Contexto hospitalar
Presenteeism
Hospital study
Resumo: O presentismo é definido como sendo o ato de o profissional encontrar-se a trabalhar mesmo estando doente e sem condições para tal. Os seus custos e consequências foram negligenciados durante muito tempo devido, à dificuldade que sempre existiu em medi-lo, porém, enquanto fenómeno que interfere negativamente na produtividade do trabalhador, tem tido interesse cres-cente como objeto de estudo. O presente estudo tem como objetivo identificar fatores que levam ao presentismo nos profissionais na área da saúde e compreender as consequências desse comportamento, de modo desenvolver recomendações que permitam prevenir ou minimizar a sua ocorrência. Como ca-minho para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, baseado numa amostra de 32 profissionais que exercem funções em ambiente hospitalar. Os resultados do estudo indicam que os fatores que levam os profissionais de saúde a comportamentos de presentismo baseiam-se em fatores individuais, como fatores psicológicos, económicos e sociais, e em fatores organizacionais como clima e cultura organizacional, con-dições de trabalho, relação com os colegas e relação com o doente. Também se constatou que as consequências desses fatores podem ser individuais, como deterioração da saúde e bem-estar do próprio profissional e da qualidade do serviço prestado; ou organizacionais como redução do rendimento e produtividade. É importante a criação e implementação de políticas eficazes a nível de gestão de recur-sos humanos, como alteração do modo de avaliação de desempenho dos profissionais de saúde, progressão na carreira de um modo mais dinâmico e assíduo e criação de ambientes de trabalho saudáveis nas organizações de saúde.
Presenteeism is defined when an employee is constantly present at work despite being unwell (physically or other medical conditions) and not having the least of working conditions (Paschoalin, et al., 2013). The effect and consequences have been neglected for a long period of time due to the difficulty that has always existed in measuring it - considered as a phenomenon that negatively interferes with worker productivity and performance, interest has extensively aroused as a target object of study. This study aims to identify key factors that lead to presenteeism in healthcare professionals and understand the causes and consequences of this behaviour, in order to provide recommendations to prevent its occurrence. As a way to achieve this goal, a descriptive qualitative study was carried out, based on a sample of 32 professionals who work in a hospital environment. The results indicate what lead health professionals to presenteeism behaviours are based on individual factors, such as psychological factors, economic factors and social factors, and on organisational factors such as organisational climate and culture, working conditions, relationship with colleagues and relationship with the patient. And the consequences of these factors can be individual, such as deterioration in the health and well-being of the professional himself and the quality of the service provided; or organisational issues such as reduced performance and productivity. It is important to create and implement effective policies in the human resources area, such as changing the way health professionals' performance is assessed, career progression in a more dynamic and diligent way and creating healthy working environments in healthcare organizations.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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