Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30629
Autoria: Soares, Carla Galante
Orientação: Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges
Data: 29-Nov-2023
Título próprio: Racial discrimination, sense of belonging and its impact in the mental health of black college students in Brazil
Referência bibliográfica: Soares, C. G. (2023). Racial discrimination, sense of belonging and its impact in the mental health of black college students in Brazil [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30629
Palavras-chave: Racismo -- Racism
Quotas
Universidade -- University
Saúde mental -- Mental health
Sense of belonging
Cotas
Senso de pertencimento
Resumo: Racism is consolidated in Brazil as a form of social hierarchy, which gives access, or exclusion, to privileges, as happens in access to education. In the 1990s, the lack of access to the educational system was three times higher among Blacks than among other racialized groups. In this same period, Brazil began to implement affirmative action measures, such as quota laws, so that Black students could have access to higher education. The present study investigated the experiences of Black college students in Brazil, focusing on understanding the impact of racial discrimination on the sense of belonging and mental health. Ten Black college students were interviewed, and the results showed that they continue to face racial discrimination, both explicit and implicit. This discrimination can impact their sense of belonging and mental health in a variety of ways, including financial difficulties, lack of representation, and academic pressure. The results of this study highlight the importance of promoting diversity and inclusion in academic environments. Policies and initiatives that aim to increase the representation of Black students and raise awareness of racial discrimination are necessary to create a more equitable and inclusive environment for all students.
O racismo se consolida no Brasil como uma forma de hierarquia social, que dá acesso, ou exclusão, a privilégios, como acontece no acesso à educação. Na década de 1990 a falta de acesso ao sistema educacional era três vezes maior entre os negros do que entre outros grupos racializados. Neste mesmo período, o Brasil iniciou a implementação de ações afirmativas, como a lei de cotas, para que alunos negros pudessem ter acesso ao ensino superior. O presente estudo investigou as experiências de estudantes universitários negros no Brasil, com o objetivo de entender o impacto da discriminação racial no sentimento de pertencimento à Universidade e sua saúde mental. Foram entrevistados 10 estudantes universitários negros e os resultados mostraram que os mesmos continuam a enfrentar discriminação racial, tanto explícita quanto implícita. Essa discriminação pode impactar seu senso de pertencimento e saúde mental de várias maneiras, incluindo dificuldades financeiras, falta de representatividade e pressão académica. Os resultados deste estudo destacam a importância de promover a diversidade e a inclusão em ambientes académicos. Políticas e iniciativas que visam aumentar a representação de estudantes negros e promover a conscientização sobre a discriminação racial são necessárias para criar um ambiente mais equitativo e inclusivo para todos os alunos.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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