Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30597
Autoria: Eusébio, Ana Lúcia Crespo
Orientação: Duarte, Alzira da Conceição
Data: 4-Dez-2023
Título próprio: Relação entre práticas de responsabilidade social corporativa e práticas de sustentabilidade dos trabalhadores, com a identificação organizacional como mediadora
Referência bibliográfica: Eusébio, A. L. C. (2023). Relação entre práticas de responsabilidade social corporativa e práticas de sustentabilidade dos trabalhadores, com a identificação organizacional como mediadora [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30597
Palavras-chave: Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Identificação organizacional -- Organizational identity
Práticas sustentáveis
Sustainable practices
Resumo: As investigações científicas realizadas até ao momento demonstram que a Responsabilidade Social Corporativa apresenta um impacto assinalável no capital humano. Apesar deste conceito ter surgido de uma pressão crescente da sociedade, evidencia-se que também tem tido um papel influenciador nos trabalhadores e na sociedade, modificando comportamentos e registando um impacto significativo nos efeitos organizacionais. Desta forma, o objetivo desta investigação é estudar a associação entre a perceção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa e a valorização que os trabalhadores atribuem a estas práticas, analisando a possível relação entre estas e as práticas individuais de sustentabilidade. Investiga-se igualmente o papel de mediação da Identificação Organizacional na relação das práticas de Responsabilidade Social Corporativa com as práticas sustentáveis dos trabalhadores. A emergência das alterações climáticas e da qualidade de vida geram um alerta para a inadiável necessidade de novos comportamentos da sociedade e das organizações. Além disso, sendo a identificação organizacional e o envolvimento dos trabalhadores fatores fulcrais ao sucesso organizacional e à satisfação, estuda-se também a sua relação com a Responsabilidade Social Corporativa.
Scientific investigations carried out so far demonstrate that Corporate Social Responsibility has a remarkable impact on human capital. Although this concept emerged from growing pressure from society, it is evident that it has also had an influential role in workers and society, modifying behavior and registering a significant impact on organizational effects. Therefore, the objective of this investigation is to study the association between the perception of Corporate Social Responsibility practices and the value that workers attribute to these practices, analyzing the possible relationship between these and individual sustainability practices. The mediation role of Organizational Identification in the relationship between Corporate Social Responsibility practices and the sustainable practices of workers is also investigated. The emergence of climate change and quality of life generates an alert to the urgent need for new behaviors in society and organizations. Furthermore, as organizational identification and worker involvement are key factors to organizational success and satisfaction, their relationship with Corporate Social Responsibility is also studied.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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