Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30553
Autoria: Simões, Beatriz Malés
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 19-Dez-2023
Título próprio: Governance: A chave para o sucesso das empresas familiares
Referência bibliográfica: Simões, B. M. (2023). Governance: A chave para o sucesso das empresas familiares [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30553
Palavras-chave: Empresa familiar -- Family business
Governance
Sucesso empresarial -- Entrepreneurial success
Conflito -- Conflict
Estratégias
Sucessão -- Succession
Strategies
Resumo: As Empresas Familiares proporcionam um ambiente muito próprio e complexo, com características únicas, que lhes conferem vantagens competitivas incomparáveis. Em todo o mundo estas empresas representam uma proporção muito grande, entre 70% a 90% das empresas são familiares. O mesmo cenário é representativo do que acontece em Portugal, com um peso enorme sobre o PIB nacional. A literatura defende que as estratégias de governance que uma empresa adota, têm reflexos importantes no sucesso da mesma. A implementação de políticas que ajudem a gerir a relação familiar e empresarial é fundamental para clarificar a posição de cada trabalhador e familiar dentro da organização. Neste sentido, recorreu-se a um estudo de caso múltiplo, através da realização de uma entrevista a duas Empresas Familiares, com o intuito de perceber como a empresa está organizada. O objetivo é interpretar as estratégias de governance que cada uma está a implementar para evitar o conflito familiar e maximizar os resultados da mesma. O propósito com este estudo é perceber as principais decisões com impacto em cada organização, analisar as estratégias de governance que são comuns às duas empresas em estudo e propor recomendações para práticas que contribuem para a sua eficácia e sucesso.
Family Enterprises deliver a quite distinct and complex atmosphere, with unique characteristics, which provides them incomparable competitive advantages. These enterprises represent a large portion worldwide, between 70% and 90% are family businesses. The same scenario is representative of Portugal’s reality, with a huge weight in national GDP. Literature argues that the governance strategies the company adopts, have a great impact on the business’s success. The implementation of policies that assist the management of both family and entrepreneur relationships are crucial to clarify each employee and family member’s position within the organization. Thus, resorted to a multiple case study, conducting interviews with two Family Enterprises, aiming to have a better understanding of how the company is organized. The purpose is to interpret the governance strategies each of them is implementing, to avoid family conflicts and maximize the profits. The present study aims to have a more accurate comprehension of the main decisions that impact each organization, the analysis of governance strategies present in both companies and suggest recommendations for practices that contribute to effectiveness and success.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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