Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30292
Autoria: Marú, Ana Filipa Curto
Orientação: Costa, Sandra
Data: 5-Dez-2023
Título próprio: Discriminação nos processos de recrutamento e seleção de candidatos com tatuagens e piercings
Referência bibliográfica: Marú, A. F. C. (2023). Discriminação nos processos de recrutamento e seleção de candidatos com tatuagens e piercings [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30292
Palavras-chave: Recrutadores
Entrevista
Discriminação -- Discrimination
Arte corporal
Tatuagens e piercings
Setor financeiro -- Financial sector
Setor dos Serviços
Recruiters
Interview
Body art
Tattoos and piercings
Services sector
Resumo: São poucos os estudos que exploram a discriminação no recrutamento de candidatos com tatuagens e piercings, em Portugal. Assim sendo, a presente dissertação tem como objetivo compreender se ter uma tatuagem ou um piercing visível influência a decisão dos recrutadores na passagem dos candidatos para a fase de entrevista, comparando o setor financeiro (menor interação com o cliente) com o setor dos serviços (maior interação com o cliente). Para tal, foi elaborado um questionário (N=146), que continha um experimento com um cenário fictício em que os participantes se colocaram no papel de recrutadores e analisaram seis perfis fictícios (três para cada setor), um perfil sem tatuagem e piercing, um com uma tatuagem visível e o outro com um piercing visível. Os resultados mostraram que ter arte corporal influência, negativamente, a decisão dos recrutadores na passagem dos candidatos à fase de entrevista, apenas no setor financeiro.
There are few studies exploring discrimination in the recruitment of candidates with tattoos and piercings, in Portugal. Therefore, the aim of this dissertation is to understand whether having a visible tattoo or piercing influences recruiters' decisions in moving candidates on to the interview stage, comparing the financial sector (less customer interaction) with the services sector (more customer interaction). To do this, a questionnaire was designed (N=146), which contained an experiment with a fictitious scenario in which the participants put themselves in the role of recruiters and analyzed six fictitious profiles (three for each sector), one profile without a tattoo and piercing, one with a visible tattoo and one with a visible piercing. The results showed that having body art, negatively, influences the recruiters' decision to pass candidates on to the interview stage, only in the financial sector.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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