Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30202
Autoria: Coelho, Ana Rita
Orientação: Muhr, Thomas
Daniele, Giulia
Data: 12-Dez-2023
Título próprio: Decolonisation of knowledge: Exploring the decolonisation of development cooperation evaluation
Referência bibliográfica: Coelho, A. R. (2023). Decolonisation of knowledge: Exploring the decolonisation of development cooperation evaluation [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30202
Palavras-chave: Decolonisation of knowledge
Development cooperation
Decolonial evaluation
Descolonização do conhecimento
Cooperação para o desenvolvimento
Avaliação descolonial
Resumo: This thesis aims to clarify whether the colonial dynamics of knowledge production extend to development cooperation evaluation, namely development project and programme evaluations, by building upon the widely discussed relation of knowledge production to colonisation in the scientific literature, as well as the established connection of development studies and colonisation. Furthermore, the thesis will present examples of methodologies and techniques to assist the decolonisation process in the evaluation sphere, aiming an active understanding of what links colonisation to development cooperation evaluation and how it can be delinked. Chapter 1 of this thesis delineates the theoretical framework, where the concepts of colonisation and decolonisation come to play in the knowledge production sphere. Subsequently, Chapter 2 will explore the colonisation present in the field of development cooperation, specifically in development cooperation evaluation. Chapter 3 will detail how decolonisation may be achieved in the development cooperation evaluation. The dissertation concludes that, despite the historically colonial undertones of the development cooperation field, it is imperative to implement decolonisation methodologies and strategies through development cooperation evaluation. The adoption of decolonial evaluation methodologies and strategies should challenge the existing power dynamics within the field, being essential to ensure a just and equitable evaluation process, that can improve the development cooperation altogether.
Esta dissertação pretende clarificar se as dinâmicas coloniais da produção de conhecimento se estendem à avaliação da cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente às avaliações de projetos e programas de desenvolvimento, partindo da discussão generalizada da relação entre produção de conhecimento e colonização na literatura científica, bem como da ligação estabelecida entre estudos de desenvolvimento e colonização. Além disso, a dissertação apresentará exemplos de metodologias e técnicas para auxiliar o processo de descolonização na esfera da avaliação, visando uma compreensão ativa do que liga a colonização à avaliação da cooperação para o desenvolvimento e como pode ser desvinculada. O Capítulo 1 desta tese delineia o enquadramento teórico, onde os conceitos de colonização e descolonização entram em jogo na esfera da produção de conhecimento. Posteriormente, o Capítulo 2 explora a colonização presente no domínio da cooperação para o desenvolvimento, especificamente na avaliação da cooperação para o desenvolvimento. O Capítulo 3 detalhará como a descolonização pode ser alcançada na avaliação da cooperação para o desenvolvimento. A dissertação conclui que, apesar dos traços historicamente coloniais da área da cooperação para o desenvolvimento, é imperativo implementar metodologias e estratégias de descolonização através da avaliação da cooperação para o desenvolvimento. A adoção de metodologias e estratégias de avaliação descoloniais deve desafiar as dinâmicas de poder existentes no campo, sendo essencial para garantir um processo de avaliação justo e equitativo, que possa melhorar a cooperação para o desenvolvimento no seu todo.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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