Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30157
Autoria: Rodrigues, Sara Martins
Orientação: Muhr, Thomas
Roque Amaro, Rogério
Data: 5-Dez-2023
Título próprio: A contribuição da educação ambiental não-formal para o desenvolvimento comunitário: O estudo de caso da agrofloresta Bela Flor Respira
Referência bibliográfica: Rodrigues, S. M. (2023). A contribuição da educação ambiental não-formal para o desenvolvimento comunitário: O estudo de caso da agrofloresta Bela Flor Respira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30157
Palavras-chave: Educação ambiental não-formal
Desenvolvimento comunitário
Agrossilvicultura -- Agroforestry
Participação
Empowerment
Comunidade -- Community
Non-formal environmental education
Community development
Participation
Resumo: Este trabalho investiga a ligação metodológica entre a Educação Ambiental Não-Formal (EANF) e o Desenvolvimento Comunitário, em contextos de comunidades vulneráveis, sublinhando a importância da participação, do empowerment e da ação conjunta. Através de uma análise aprofundada da Agrofloresta Bela Flor Respira em Campolide, Lisboa, demonstra-se como a EANF influencia a implementação dos princípios do Desenvolvimento Comunitário. A criação do Grupo Comunitário na Bela Flor representa o pináculo da participação comunitária e o empowerment individual e coletivo. Não obstante, surgem como áreas de desafio a necessidade de assegurar financiamento a longo prazo para este tipo de Projeto e a promoção ainda maior de sentimentos de pertença e apropriação destes Projetos pelas comunidades. O estudo também aponta questões pertinentes para investigações futuras, como a contratação de trabalhadores locais em projetos comunitários, o impacto do financiamento de curto prazo em bairros vulneráveis e a implementação simultânea de projetos em áreas privilegiadas e desfavorecidas. Este trabalho contribui para o aprofundamento da compreensão da relação entre EANF e Desenvolvimento Comunitário, podendo oferecer insights para o desenvolvimento de políticas sociais e programas de Desenvolvimento Comunitário em Portugal, com o foco na importância da participação e parceria com as comunidades.
This study examines the methodological connection between Non-Formal Environmental Education (NFE) and Community Development in vulnerable community contexts. It emphasises the significant correlation between these two domains, underscoring the value of participation, empowerment, and joint action. Using the Bela Flor Respira Agroforestry in Campolide, Lisbon as a case study, this research presents an in-depth analysis of how NFE shapes the implementation of Community Development principles. The establishment of the Bela Flor Community Group strengthens community bonds, encourages greater participation, and promotes empowerment of individuals and the collective. However, there are concerns regarding the need to secure sustained funding for such initiatives and to foster a stronger sense of belonging and ownership among community members. The study highlights potential areas of research worthy of consideration, including the employment of indigenous workers in community initiatives, the adverse effects of limited financial resources on susceptible communities and the parallel execution of schemes in both affluent and underprivileged areas. This study enhances comprehension of the affiliation between EANF and Community Development, providing perspectives for social policy and Community Development schemes in Portugal that prioritize community participation and partnership.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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