Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29924
Autoria: Gorjão, Marta Marques
Orientação: Costa, Patrícia
Data: 23-Nov-2023
Título próprio: Impact of internal communication on employees: A case study of Renault Group
Referência bibliográfica: Gorjão, M. M. (2023). Impact of internal communication on employees: A case study of Renault Group [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29924
Palavras-chave: Internal communication
Internal communication satisfaction
Effects of internal communication
Estudo de caso -- Case study
Newsletter
Comunicação interna
Satisfação com a comunicação interna
Efeitos da comunicação interna
Resumo: Internal communication – defined as all types of communication within an organization, including formal and informal; upward, downward, and horizontal; planned and structured, and unplanned and unstructured communication – has gained importance over the years. Literature identifies various positive effects of internal communication. However, it is not clear what are the effects of an investment in the formal, planned, and structured part of internal communication. Therefore, the present investigation – a case study of the organization Renault Group – understands how and why (if so) the restructuration of that level of communication (specifically the implementation of a newsletter) affected the employees. This investigation is based on data from four different sources – interviews, questionnaires (made in two different periods to compare answers throughout time), observation, and documentation. The results showed a clear increase in the employees' internal communication satisfaction. Additionally, employees felt internal communication can increase the feeling of belongingness, proudness, connection and proximity between employees, motivation, and productivity. Other variables, measured by the questionnaires, such as organizational identification, work engagement, turnover intention, and organizational citizenship behaviour had a positive increase from before to after the implementation of the plan (although not statistically significant), while employee commitment stayed the same. These results showed the positive impact an investment in internal communication can have. At the same time, we believe the effects would have been more significant if the sample size was bigger and if we had analysed them more months after the implementation of the communication plan.
A literatura identifica vários efeitos positivos da comunicação interna - todos os tipos de comunicação dentro de uma organização, incluindo a formal e a informal; ascendente, descendente e horizontal; planeada e estruturada, e não planeada e não estruturada. No entanto, não é claro quais são os efeitos de um investimento na parte formal e estruturada da comunicação interna. Desse modo, a presente investigação - um estudo de caso da organização Grupo Renault - pretende perceber como e por que razão a reestruturação desse nível de comunicação (especificamente a implementação de uma newsletter) afetou os colaboradores. Esta investigação baseia-se em dados provenientes de quatro fontes - entrevistas, questionários (efetuados em dois períodos para comparar as respostas ao longo do tempo), observação e documentação. Os resultados revelaram um aumento da satisfação dos colaboradores com a comunicação interna. Para além disso, os colaboradores relataram como efeitos o aumento do sentimento de pertença, do orgulho, da ligação e da proximidade entre colaboradores, da motivação e da produtividade. Outras variáveis, medidas através dos questionários, como a identificação organizacional, o empenho no trabalho, a intenção de rotatividade e o comportamento de cidadania organizacional tiveram um aumento positivo (embora não estatisticamente significativo), enquanto o compromisso dos colaboradores se manteve inalterado. Estes resultados demonstram o impacto positivo que um investimento na comunicação interna pode ter. Não obstante, acreditamos que os efeitos teriam sido mais significativos se a dimensão da amostra fosse maior e se a análise tivesse sido feita mais meses após a implementação do plano de comunicação.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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