Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29901
Autoria: Lapa, Tatiana dos Santos
Orientação: Duarte, Alzira da Conceição Silva
Data: 30-Out-2023
Título próprio: Restructuring Rituals Cosmetics Portugal's employer branding process
Referência bibliográfica: Lapa, T. dos S. (2023). Restructuring Rituals Cosmetics Portugal's employer branding process [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29901
Palavras-chave: Employer branding
Talent attraction and retention
Recursos humanos -- Human resources
Análise SWOT -- SWOT analysis
Atração e retenção de talento
Resumo: The ability to attract, engage and retain exceptional talent has emerged as a critical determinant of an organization's success and resilience in this dynamic and unpredictable organizational environment. To make this possible, investing in employer branding is highly important, as it is a crucial tool for companies to stand out in the face of competition and attract and retain highly skilled professionals who align with the organizational values. This project aims to restructure the employer branding process of Rituals Cosmetics Portugal, since the implementation of these practices has not been consistent. To address this situation, a literature review was conducted, covering key concepts like employer branding, its benefits, and its impact on talent acquisition and retention. Furthermore, an internal analysis was carried out, involving interviews, a questionnaire analysis and a SWOT analysis. These steps helped identify the main objectives of the new employer branding process: (1) increasing the company's attractiveness as an employer brand in Portugal, (2) enhancing presence at national events and job fairs and (3) increase the digital presence and share content related to the organizational culture. To achieve these objectives, specific actions were meticulously defined, outlining their timelines, logistics, costs and required tools for successful implementation.
A capacidade de atrair, envolver e reter talento tornou-se um fator crítico de sucesso e de resiliência para uma organização, neste ambiente organizacional dinâmico e imprevisível. Para tornar isto possível, investir no employer branding é de extrema importância, pois é uma ferramenta crucial para as empresas se destacarem face à concorrência e atrair e reter profissionais altamente qualificados que estejam alinhados com os valores organizacionais. Este projeto tem como objetivo reestruturar o processo de employer branding da Rituals Cosmetics Portugal, uma vez que a implementação destas práticas não tem sido consistente. Para abordar esta situação, foi realizada uma revisão de literatura sobre conceitos fundamentais, como o employer branding, as suas vantagens e a sua influência na atração e retenção de talento. Além disso, foi realizada uma análise interna que incluiu entrevistas, a análise de um questionário e uma análise SWOT, permitindo a identificação dos principais objetivos do novo processo de employer branding: (1) aumentar a atratividade da empresa como marca empregadora em Portugal, (2) aumentar a presença em eventos e feiras de emprego nacionais e (3) aumentar a presença digital e partilhar conteúdo relacionado com a cultura organizacional. Para alcançar estes objetivos, ações específicas foram meticulosamente definidas, delineando os prazos, logística, custos e ferramentas necessárias para uma implementação bem-sucedida.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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