Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29860
Autoria: Gama, Filipe Candeias Correia da
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Data: 23-Nov-2023
Título próprio: Implementação de metodologias lean numa urgência pediátrica
Referência bibliográfica: Gama, F. C. C. da (2023). Implementação de metodologias lean numa urgência pediátrica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29860
Palavras-chave: Lean management
Serviço de urgência -- Emergency service
Pediatria -- Pediatrics
Eficiência organizacional -- Organizational efficiency
Valor -- Value
Resumo: O Lean é uma metodologia orientada para a melhoria de processos que se foca na eficiência e eliminação de desperdício, resultando num aumento do valor entregue ao utente e retorno para a organização. No entanto, a sua aplicação em Urgências Pediátricas é ainda escassa e pouco estudada. Este estudo de caso procurou analisar e melhorar os processos de uma Urgência Pediátrica de um hospital público português. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a elementos-chave da unidade e aplicados questionários utentes e a profissionais, complementados por uma análise documental. Esta análise abrangente permitiu a identificação de áreas críticas para melhoria, tais como o tempo de espera, a experiência do utente e a satisfação dos profissionais. Com base nestes resultados sugerimos um projeto de implementação, que permitirá à unidade a melhorar o seu desempenho, através da aplicação de ferramentas de Lean. Este trabalho permite aumentar o conhecimento no campo da gestão da saúde, servindo como um modelo para outras unidades. Além disso, sugere áreas adicionais de pesquisa, como a avaliação da maturidade de unidades para implementar o Lean e a necessidade de um acompanhamento a longo prazo para avaliar a sustentabilidade das medidas implementadas. Para concluir, os objetivos aos quais nos propusemos foram atingidos com sucesso.
Lean is a process improvement methodology that focuses on efficiency and eliminating waste, resulting in an increase in the value delivered to the user and a return for the organization. However, its application in pediatric emergency departments is still scarce and understudied. This case study sought to analyze and improve the processes of a Pediatric Emergency Department in a Portuguese public hospital. Semi-structured interviews were conducted with key members of the unit and questionnaires were administered to users and professionals, complemented by a document analysis. This comprehensive analysis made it possible to identify critical areas for improvement, such as waiting times, user experience and professional satisfaction. Based on these results, we suggest an implementation project that will enable the unit to improve its performance by applying Lean tools. This work increases knowledge in the field of healthcare management and serves as a model for other units. It also suggests additional areas for research, such as assessing the maturity of units to implement Lean and the need for long-term monitoring to assess the sustainability of the measures implemented. In conclusion, the objectives we set ourselves were successfully achieved.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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