Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2985
Autoria: Noa, Francisco
Data: 2011
Título próprio: Ensino superior em Moçambique - Políticas, formação de quadros e construção da cidadania
ISBN: 978-972-8335-20-5
Palavras-chave: Moçambique
Políticas
Ensino superior
Cidadania
Resumo: Reflectir sobre o ensino implica necessariamente rastrear um ideal de cidadania. Este artigo incide sobre o caso concreto de Moçambique, onde o projecto do ensino superior acaba por estar intrinsecamente ligado ao projecto de construção da própria nação, em que as particularidades inerentes a este subsistema educativo acabam por traduzir, de forma sensível, por um lado, a visão que está subjacente ao processo de formação dos quadros que devem fazer a diferença no mercado de trabalho e no desenvolvimento da sociedade moçambicana, em geral. Por outro lado, pela dependência recorrente que todo o sistema de ensino superior apresenta em relação ao apoio externo, à imagem, afinal, do próprio país, é possível perceber as oscilações de percurso e de maior ou menor capacidade de resposta àqueles que são os grandes desafios que se colocam para a construção de uma cidadania activa e consequente, propulsora de um progresso real e auto-sustentado.
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

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