Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29507
Autoria: Fernandes, Jéssica Chorão
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, Ângelo
Data: 12-Out-2023
Título próprio: The green gap of organic food consumption in Portugal
Referência bibliográfica: Fernandes, J. C. (2023). The green gap of organic food consumption in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29507
Palavras-chave: Indústria alimentar -- food industry
Agricultura biológica -- Organic farming
Sustentabilidade -- Sustainability
Green gap
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Resumo: The food industry is one of the main factors for the current ecological crisis due to unsustainable diets and production processes. To accomplish environmental balance, companies have adopted in their strategies the sustainability concept and implemented distinctive producing methods such as organic farming. The number of individuals willing to purchase organic food has been increasing, nonetheless, the sales of these products remain limited. Literature shows a discrepancy between consumers' growing concern for ecological issues and their actions towards it, a phenomenon named the “green gap”. This investigation aims to analyze the green gap of organic food consumption in Portugal by assessing the reasons behind the consumer purchasing decisions on organic food and possible solutions for companies to overcome the green gap and expand this market. Therefore, detailed research on the phenomenon was carried out and subsequently developed via a qualitative approach through interviews, aiming to understand the opinions of Portuguese consumers on this topic. From the interviewees, it was shown that health and environmental concerns are the main drivers, and high price, lack of availability, variety, and knowledge as the key barriers to organic food purchase. To face these obstacles, companies may adopt several strategies such as educating consumers about the concept of organic through marketing and advertising campaigns, providing a more accessible price by creating vouchers and discounts, investing more in the variety of products, guaranteeing its availability in the main supermarkets and at last, partnering with the government to create incentive programs for consumers and producers of organic food.
A indústria alimentar é uma das responsáveis pelos problemas ecológicos devido a dietas e processos de produção não sustentáveis. Para alcançar o equilíbrio ambiental, as empresas têm adotado nas suas estratégias o conceito de sustentabilidade através métodos de produção diferenciados, como a agricultura biológica. A compra de alimentos biológicos tem vindo a aumentar, mas as vendas destes produtos ainda são limitadas. A literatura mostra uma discrepância entre a preocupação dos consumidores com os problemas ecológicos e as suas ações nesse sentido, um fenómeno designado por "green gap". Esta investigação tem como objetivo analisar o “green gap” em Portugal; avaliando as razões das decisões de compra dos consumidores e as soluções que podem ser implementadas pelas empresas para ultrapassarem barreiras ao consumo destes produtos e, por sua vez, expandirem o mercado. Para tal, foi realizada uma pesquisa detalhada sobre o fenómeno, assente numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas. Os entrevistados revelaram que as preocupações com a saúde e o ambiente são os principais fatores de motivação e que os preços elevados, a falta de disponibilidade, variedade e conhecimento são as principais barreiras à compra de alimentos biológicos. Para enfrentar esses obstáculos, as empresas podem adotar diversas estratégias, como educar os consumidores sobre o conceito de biológico através de campanhas de marketing, oferecer um preço mais acessível criando vouchers e descontos, investir numa maior variedade de produtos, garantir a sua disponibilidade nos supermercados e fazer parcerias com o governo para criar programas de incentivo aos consumidores e produtores de alimentos biológicos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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