Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29316
Autoria: Mauritti, R.
Pintassilgo, S.
Belchior-Rocha, H.
Saleiro, S. P.
Mendes, J.
Data: 2023
Título próprio: Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 47
Referência bibliográfica: Mauritti, R., Pintassilgo, S., Belchior-Rocha, H., Saleiro, S. P., & Mendes, J. (2023). Mobilidade internacional por motivos de estudo: Fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território Português. CIDADES, Comunidades e Territórios, (47). https://doi.org/10.15847/cct.30825
ISSN: 1645-0639
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/cct.30825
Palavras-chave: Mobilidade internacional por motivos de estudo
Instituições de ensino superior
Estudantes estrangeiros
CPLP
Distribuição territorial
Resumo: O estudo analisa o posicionamento de Portugal nos fluxos de mobilidade internacional por motivos de estudo, num processo que se constrói e consolida, sobretudo, no âmbito dos acordos de cooperação da CPLP. O objetivo é identificar os perfis e características dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal, sobretudo os provenientes de países da CPLP, detalhar os fluxos e as proveniências, bem como a sua distribuição pelas instituições de ensino superior e pelo território nacional, discutindo os potenciais benefícios da sua integração para as diferentes tipologias de instituições/territórios. O estudo recorre a dados oficiais de natureza censitária produzidos pela DGEEC, relativos a 2012-2021. A análise demonstra a presença crescente de estudantes internacionais nas IES portuguesas, num processo facilitado pela alteração do quadro institucional no âmbito dos acordos de cooperação. No elenco de razões para a adesão das IES a essa tendência, assinalam-se quer as possibilidades de captação de novos recursos financeiros através das prestações de propinas, quer elementos simbólicos de prestígio das IES nos rankings nacionais e internacionais, além do potencial de dinamismo e inovação que resulta da confluência no campus das IES de estudantes com referenciais de experiência e orientações culturais diferenciadas. No artigo evidencia-se também a relevância da procura internacional para o reforço da oferta de ensino superior hoje em funcionamento nas diferentes áreas de educação e ciclos de estudo, incluindo nas regiões com menor capacidade de atração de estudantes nacionais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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