Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29252
Autoria: Pereira, M. de A. do V.
Garrido, R.
Data: 2022
Título próprio: A guerra travada na comunicação social: A influência da opinião pública na tomada de decisões relativas ao uso da força
Título da revista: Nação e Defesa
Número: 161
Paginação: 49 - 68
Referência bibliográfica: Pereira, M. de A. do V., & Garrido, R. (2022). A guerra travada na comunicação social: A influência da opinião pública na tomada de decisões relativas ao uso da força. Nação e Defesa, (161), 49-68. https://www.idn.gov.pt/pt/publicacoes/nacao/Documents/NeD161/NeDef161_3_MariaAssun%C3%A7%C3%A3oValePereira_RuiGarrido.pdf
ISSN: 0870-757X
DOI (Digital Object Identifier): 10.47906/ND2022.161.03
Palavras-chave: Opinião pública
Conflito armado
Tomada de decisões
Efeito CNN
Efeito Al Jazeera
Resumo: A opinião pública é cada vez mais um fator a ter em consideração na tomada de decisões nos conflitos armados. A mobilização da opinião pública não é um fenómeno recente, mas a sua importância para as políticas adotadas pelos Estados assume maior relevância a partir de 1991, na Guerra do Iraque. Procurando mapear os principais debates sobre a influência da comunicação social na definição das agendas políticas dos Estados, este artigo destaca as principais áreas em que há uma relação estreita entre comunicação social, opinião pública e o processo de decisão no uso da força.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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