Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29100
Autoria: Santos, Telma Ferreira dos
Orientação: Costa, Renato Lopes da
Pereira, António Ângelo Machado Matos
Data: 30-Jun-2023
Título próprio: The impact of RBV on value creation in the pharmaceutical industry
Referência bibliográfica: Santos, T. F. dos (2023). The impact of RBV on value creation in the pharmaceutical industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29100
Palavras-chave: Strategy
Pharmaceutical industry
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Market gaps
Estratégias
Indústria farmacêutica
Gaps de mercado
Resumo: The theory of the resource-based view addresses all the complexity of adopting strategic methods in competitive environments, such as the pharmaceutical industry, in which there is a constant struggle to acquire competitive advantage and for companies to differentiate themselves from others. Having said this, it is important to understand the impact that the resource-based view can have on the pharmaceutical industry, and how it can generate competitive advantage for different companies. The methodology for data collection was the realization of semi-structured interviews based on questions that emerged throughout the literature review, where the MAXQDA software was used for analysis and coding of the corpus of each interview. It was concluded that this type of strategy has several positive impacts at the internal and external levels of the pharmaceutical industry, ranging from the creation of more competitive environments through the success of innovation, the allocation of resources in the best way to meet the needs of the company and the market, and clearly a greater internal knowledge of the weaknesses of each company, investing in continuous improvement.
A teoria da visão baseada em recursos aborda toda a complexidade da adoção de métodos estratégicos em ambientes competitivos, tal como a indústria farmacêutica, em que há uma luta constante para adquirir vantagem competitiva e para que as empresas se diferenciem das demais. Posto isto é importante compreender o impacto que a visão baseada em recursos pode ter na indústria farmacêutica, e como pode gerar vantagem competitiva para as diferentes empresas. A metodologia para a recolha de dados foi a realização de entrevistas semiestruturadas com base em perguntas que surgiram ao longo da revisão da literatura, onde foi usado o software MAXQDA para analise e codificação do corpus de cada entrevista. Concluiu-se que este tipo de estratégia tem diversos impactos positivos a nível interno e externo da indústria farmacêutica, desde a criação de ambientes mais competitivos através do sucesso da inovação, a alocação de recursos da melhor forma para satisfazer as necessidades da empresa e do mercado e claramente um maior conhecimento interno das fraquezas de cada empresa, apostando na melhoria continua.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_telma_ferreira_santos.pdf851,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.