Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28963
Autoria: Casquilho-Martins, I.
Belchior-Rocha, H.
Data: 2022
Título próprio: Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social
Título da revista: Campo Abierto. Revista de Educación
Volume: 41
Número: 2
Paginação: 235 - 248
Referência bibliográfica: Casquilho-Martins, I., & Belchior-Rocha, H. (2022). Tecnologias digitais em tempos de pandemia: Uma análise da experiência na formação em serviço social. Campo Abierto. Revista de Educación, 41(2), 235-248. https://dx.doi.org/10.17398/0213-9529.41.2.235
ISSN: 0213-9529
DOI (Digital Object Identifier): 10.17398/0213-9529.41.2.235
Palavras-chave: Competências digitais
Ensino à distância
Serviço social
Tecnologias digitais
Resumo: O contexto pandémico nos últimos dois anos acelerou o processo de transição digital já preconizado pela Comissão Europeia e contemplado por Portugal no seu Plano de Ação para a Transição Digital. Esta contingência exigiu uma adaptação rápida e o ensino foi uma das áreas mais afetadas. Este artigo tem como objetivo apresentar a visão e experiência de docentes de cursos de Serviço Social em Portugal, sobre como foram e podem ser potenciadas as tecnologias digitais. Optou-se por um método qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas a sete docentes do ensino superior de três das quatro regiões de Portugal Continental (NUTS II). Os resultados indicam que existiram diferenças na forma como as tecnologias digitais foram introduzidas e quais as vantagens e desvantagens sentidas pelos docentes e remete-nos para um processo de adaptação e desenvolvimento de planeamento de estratégias e ferramentas próprias com uma adequada estrutura de suporte técnico e formação contínua.
The pandemic context in the last two years accelerated the digital transition process already recommended by the European Commission and contemplated by Portugal in its Action Plan for Digital Transition. This contingency required a rapid adaptation and teaching was one of the most affected areas. This article aims to present the vision and experience of teachers of Social Work courses in Portugal, on how digital technologies have been and can be leveraged. A qualitative method was chosen through semi-structured interviews with seven higher education teachers from three of the four regions of Portugal (NUTS II). The results indicate that there were differences in the way digital technologies were introduced and which were the advantages and disadvantages felt by teachers, and refer us to a process of adaptation and development of planning strategies and tools with an adequate structure of technical support and continuous training.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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