Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28952
Autoria: Pestana, Cláudio Azevedo
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 26-Jun-2023
Título próprio: “Who jumps higher?”: Avaliação da performance de empresas “gazela” com recurso à lógica PSM-MABAC
Referência bibliográfica: Pestana, C. A. (2023). “Who jumps higher?”: Avaliação da performance de empresas “gazela” com recurso à lógica PSM-MABAC [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28952
Palavras-chave: Alto crescimento
Empresas Gazela
High-Growth Firms (HGF)
Performance
Problem Structuring Methods (PSM)
Mapa cognitivo
Multi-Attributive Border-approximation Area Comparison (MABAC)
High-growth
Gazelle companies
Cognitive mapping
Resumo: As empresas “gazela” têm cada vez mais importância no atual contexto económico-social por promoverem o crescimento económico dos países e contribuírem para a geração de grande parte de novos empregos. Fruto do seu alto-crescimento em curtos espaços de tempo, estas empresas têm um impacto significativo no ambiente empresarial, sendo importante estudar as razões que cimentam o crescimento destas organizações. No entanto, ainda não há uma definição consensual de high-growth firms (HGF), já que são vários os critérios que determinam o crescimento das mesmas e, por isso mesmo, este tema é considerado complexo, além de haver uma escassez generalizada de dados sobre o tema. Nesse sentido, esta investigação tem como principal objetivo a construção de um modelo que permita analisar os fatores que determinam o crescimento das empresas gazela, bem como avaliar a sua performance global. Para tal, recorreu-se a uma lógica construtivista, através da aplicação de mapeamento cognitivo e, posteriormente, da técnica Multi-Attributive Border-approximation Area Comparison (MABAC), para se proceder à estruturação e avaliação do problema, respetivamente. A aplicação destas técnicas foi possível por meio de duas sessões com um painel de decisores com experiência real na área das empresas gazela. Por fim, com o intuito de apurar a utilidade prática do modelo desenvolvido, o mesmo foi explicado e discutido numa sessão de consolidação com duas representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), entidade que premeia empresas “gazela”. Na fase de consolidação, foram ainda discutidas as limitações do estudo e formuladas recomendações relativas às metodologias utilizadas.
Gazelle companies are increasingly important in the current economic and social context as they promote economic growth and contribute to the generation of a large number of new jobs. As a result of their high growth in short periods of time, these companies have a significant impact on the business environment, and it is important to study the reasons behind the growth of these organizations. However, there is still no consensual definition of high-growth firms (HGF), since there are several criteria that determine their growth, the topic is very complex and, in addition, there is a generalized scarcity of data about the topic. As such, this study thought to develop a multiple-criteria decision analysis model that allows to analyze the factors that determine gazelle companies’ growth, as well as to evaluate their overall performance. A constructivist logic was used based on the application of cognitive mapping and the Multi-Attributive Border-approximation Area Comparison (MABAC) technique. The application of these techniques was possible through two sessions with a panel of decision makers with real-life experience in the field of gazelle companies. To determine the practical usefulness of the developed model, it was discussed in a consolidation session with two representatives of the Commission for Coordination and Regional Development of the Center (CCDRC in Portuguese) – a public organization that distinguishes gazelle companies. The limitations of the study are also discussed and recommendations are formulated regarding the methodologies used.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_claudio_azevedo_pestana.pdf
  Restricted Access
5,83 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.