Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28908
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRaposo, P.-
dc.date.accessioned2023-07-04T16:15:45Z-
dc.date.available2023-07-04T16:15:45Z-
dc.date.issued1998-01-01-
dc.identifier.citationRaposo, P. (1998). Artistas, primitivos e antropológos: À descoberta da universalidade das performances artísticas ou a modernidade do primitivismo. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 38(1-2), 43-60.-
dc.identifier.issn0304-243X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28908-
dc.description.abstractComecemos pelo paradoxo ... já que a ilusão do início apenas resulta de uma alquímica fantasia a partir da qual inventamos uma espécie de temporalidade do acto comunicante, escrito ou oral, atribuindo-lhe um princípio, uma sequência e um final. Como se tudo se passasse, afinal, de um modo similar ao da ilusão fotográfica que, fixando uma qualquer imagem, retira, por assim dizer, o objecto da sua história particular e, de um outro modo, por um efeito de corte temporal inerente à lógica fotográfica o impermeabiliza de toda uma relação com o passado e com o futuro; ou ainda, lhe atribui uma historicidade conjuntural "construída" nesse "click ", nesse instantâneo, porventura falaciando ou seleccionando apenas alguns sinais da "vida" desse mesmo objecto. Singularmente, o processo fotográfico encerra em simultâneo estes três momentos de fragmentação temporal que, de um modo também paradoxal, fixando o objecto in actu, lhe sentenciam a sua própria "morte". Todavia, é através desse "assassinato" do modelo fotofixado que nasce, como que por ilusão, o objecto da fotografia: um objecto de conhecimento, algo de construído, unindo real e imaginário, numa verdadeira experiência de intenções sobre o modelo/objecto (ou um "modelo reduzido", para usar a terminologia de Lévi-Strauss: 1960).por
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleArtistas, primitivos e antropológos: À descoberta da universalidade das performances artísticas ou a modernidade do primitivismopor
dc.typearticle-
dc.pagination43 - 60-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume38-
dc.number1-2-
dc.date.updated2023-07-04T17:13:26Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77723-
iscte.journalTrabalhos de Antropologia e Etnologia-
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_77723.pdf918,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.