Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28143
Autoria: Gonçalves, A.
Data: 2008
Título próprio: Escutar Amélia: À volta da canção de autor
Título e volume do livro: VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas
Título do evento: VI Congresso Português de Sociologia
Referência bibliográfica: Gonçalves, A. (2008). Escutar Amélia: À volta da canção de autor. In VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas, 560. Associação Portuguesa de Sociologia. http://hdl.handle.net/10071/28143
ISBN: 978-972-95945-4-0
Palavras-chave: Discurso autobiográfico
Taxinomias musicais
Canção de autor
Resumo: Tomando por ilustração empírica o caso singular de Amélia Muge, esta comunicação pretende reflectir sobre os dispositivos discursivos e artísticos dos criadores musicais, enquanto produtores de sentido, que têm activamente contribuído para que a canção de autor configure um género musical autónomo no seio de um formato preponderante (senão hegemónico) da música contemporânea — a canção —, adicionando-lhe persistentemente significados extramusicais como resistência, autenticidade, cidadania, utopismo ou valor estético. Rejeita-se, no decorrer do texto, uma concepção sólida, estática, homogénea e inequívoca da canção de autor, tomando-a antes como configuração musical provável mas volúvel e moldável pelo contexto em que está imersa. Decorrente do movimento de renovação da canção popular portuguesa, cujo período áureo antecedeu e sucedeu a fase de transição democrática na década de 70 do século XX, tem-se afirmado como corrente contra-hegemónica e alternativa ao mainstream musical, cujo principal sinal diacrítico se encontra na legitimação e consagração quase aurática do músico enquanto sujeito autoral, vulgarmente designado cantautor, na medida em que combina valências artísticas (autoria das letras, composição e arranjo das melodias, interpretação das canções), contrariando desta forma a fina divisão social do trabalho musical na área popular.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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