Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27909
Autoria: Gato, M. A.
Ramalhete, F.
Vicente, S.
Esteves, J.
Editor: Associação Portuguesa de Sociologia
Data: 1-Jan-2012
Título próprio: Arte pública participada: O monumento à multiculturalidade no parque urbano do Fróis
Título e volume do livro: VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
Título do evento: VII Congresso Português de Sociologia
Referência bibliográfica: Gato, M. A., Ramalhete, F., Vicente, S., & Esteves, J. (2012). Arte pública participada: O monumento à multiculturalidade no parque urbano do Fróis. Em Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações, Porto. https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/
ISBN: 978-989-97981-0-6
Palavras-chave: Arte pública
Participação comunitária
Multiculturalidade
Capacitação
Resumo: Esta comunicação visa abordar o uso da arte como motor de participação pública e cidadã através de um projecto de arte pública que levou à concretização de três objectos escultóricos a instalar no Parque Urbano do Fróis, no Monte de Caparica. A característica mais inovadora deste projecto assenta num processo de criação e concepção de arte pública que foi completamente aberto, participado e sugerido pela população que reside na área envolvente deste futuro Parque Urbano. Este novo Parque que inclui vários equipamentos municipais (biblioteca, complexo de piscinas, nova sede do Clube Recreativo União Raposense) pretende ser o espaço público de lazer e de ligação a vários bairros que se localizam na sua envolvente e que compõem o PIA (Plano Integrado de Almada). A população residente nestes bairros caracteriza-se por estratos económicos baixos mas bastante diversificada em termos socioculturais, sendo os grupos maioritários constituídos por portugueses, cabo-verdianos e ciganos. Atendendo à diversidade sociocultural presente na envolvente deste Parque e ao interesse das entidades camarárias em ali instalar um objecto de arte pública evocativo dessa multiculturalidade desenvolveu-se um processo de envolvimento e de participação da comunidade, com vista não só à criação e concepção de um “monumento” que fomentasse o reconhecimento e maior entrosamento dos diferentes grupos que a compõem, mas que também permitisse o envolvimento efectivo da comunidade no processo de qualificação urbana em curso e uma maior capacitação para o exercício da sua cidadania.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_33347.pdf404,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.