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dc.contributor.authorBernadino, F.-
dc.contributor.authorMouro, C.-
dc.contributor.editorJoana Alexandre-
dc.contributor.editorSara Ramos-
dc.contributor.editorDiniz Lopes-
dc.date.accessioned2023-02-10T11:36:54Z-
dc.date.available2023-02-10T11:36:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBernadino, F., & Mouro, C. (2022). Normas sociais e mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade. EM Joana Alexandre, Sara Ramos, Diniz Lopes (Eds.). Psicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas. Sílabo. http://hdl.handle.net/10071/27841-
dc.identifier.isbn978-989-561-248-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27841-
dc.description.abstractA campanha da Serpente Papa-Léguas (SPL) promove comportamentos sustentáveis de ida para escola junto de crianças. Em Portugal, os resultados alcançados por esta campanha apontam para um aumento de 17,0% em viagens sustentáveis de ida para a escola. Procurando avançar na compreensão dos processos psicossociais que contribuem para o sucesso da campanha, realizou-se um estudo adotando o modelo do foco da conduta normativa, que considera que ajustamos o nosso comportamento àquilo que os outros fazem (norma descritiva) e aprovam que se faça (norma injuntiva) num determinado contexto. Este estudo exploratório examinou assim a relação entre as normas sociais percebidas sobre ir a pé ou de carro para a escola, relativas a pais e colegas de turma, e os modos de deslocação para a escola em 62 crianças a frequentar uma escola na região de Lisboa. A recolha de dados decorreu em três momentos: antes da intervenção (T1), durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Verificou-se que o modo de deslocação mais frequente se alterou de T1 para T2, de ir de carro para ir a pé, com manutenção da alteração em T3. Em T1 o modo de deslocação da criança está associado à aprovação dos pais sobre a ir pé para a escola, enquanto que em T2 é o que os colegas fazem que mais se associa ao comportamento adotado. Em T3, o comportamento relatado volta a estar associado à norma injuntiva dos pais. Estes dados sugerem que as alterações nos comportamentos das crianças obtidas com a campanha SPL, e a sua manutenção, estão muito associadas às normas veiculadas pelos seus pais, tornando necessário intervir também junto destes referentes para uma efetiva promoção de modos de deslocação mais sustentáveis.por
dc.language.isopor-
dc.publisherSílabo-
dc.relation.ispartofPsicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectNormas injuntivaspor
dc.subjectNormas descritivaspor
dc.subjectMobilidade sustentávelpor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleNormas sociais e mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idadepor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination187 - 203-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-02-10T11:33:44Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-90239-
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