Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27705
Autoria: Elói, Nicole Filipe
Orientação: Velez, Maria João
Data: 6-Jan-2023
Título próprio: O papel mediador da satisfação no trabalho entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individual do colaborador: estudo caso Grenke Renting, SA
Referência bibliográfica: Elói, N. F. (2022). O papel mediador da satisfação no trabalho entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individual do colaborador: estudo caso Grenke Renting, SA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27705
Palavras-chave: Práticas de gestão de recursos humanos
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Desempenho individual
Human resources management practices
Individual Performance
Resumo: Os dias de hoje são caracterizados por um ambiente cada vez mais competitivo entre as organizações. Desta forma, o foco das empresas deverá recair no alcance da vantagem competitiva. Neste sentido, as práticas de gestão de recursos humanos auxiliam na consecução deste objetivo, devendo estas serem implementadas e desenhadas de forma a gerar valor tanto para os colaboradores como para a empresa. Este estudo teve como principal objetivo avaliar o potencial papel mediador da satisfação no trabalho entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individual (percebido) do colaborador. De forma a alcançar este objetivo, efetuou-se primeiramente uma análise dos demais conceitos de diversos autores inerentes a este estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário a 57 colaboradores da empresa Grenke Renting, SA. Conforme a recolha de dados e informação pertinente, os resultados confirmam um impacto significativo e positivo da prática de recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento, sistema de recompensas e avaliação de desempenho na satisfação do trabalho. Adicionalmente, a satisfação no trabalho também demonstrou estar relacionada ao desempenho de cada colaborador. No entanto, apenas a prática de formação e desenvolvimento e o sistema de recompensas demonstraram-se relacionados com o desempenho individual. Neste sentido, o papel de mediação da satisfação no trabalho, não se confirmou entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho individual (percebido). A conclusão final do presente estudo evidencia que as práticas de recursos humanos não promovem o desempenho individual dos colaboradores através da satisfação no trabalho.
These days are characterized by an increasingly competitive environment among organizations. In this way, the focus of companies should be on achieving competitive advantage. In this sense, human resource management practices help to achieve this objective, which must be implemented and designed in order to generate value both for employees and for the company. The main objective of this study was to evaluate the potential mediating role of job satisfaction between human resource management practices and the individual (perceived) performance of the employee. In order to achieve this objective, an analysis was first made of other concepts from different authors inherent to this study. Subsequently, a questionnaire was applied to 57 employees of the company Grenke Renting, SA. According to the collection of relevant data and information, the results confirm a significant and positive impact of the practice of recruitment and selection, training and development, reward system and performance evaluation on job satisfaction. Additionally, job satisfaction has also been shown to be related to the performance of each employee. However, only the training and development practice and the reward system were shown to be related to individual performance. In this sense, the mediating role of satisfaction at work was not confirmed between human resource management practices and individual performance (perceived). The final conclusion of this study shows that human resources practices do not promote the individual performance of employees through job satisfaction.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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